COMERCIALIZAÇÃO 2009 NO CERRADO MINEIRO ESTÁ EM 70%

14 de dezembro de 2009 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado
Por: Agência Safras

14/12/2009 08:10



A comercialização de café da safra 2009 no cerrado mineiro está em torno de 70% do total. A avaliação é do vice-presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Jerry Magno Resende. Segundo ele, o mercado mantém o seu ritmo lento na comercialização, com produtores retendo a oferta.


Os cafeicultores do cerrado aguardam que os preços ao menos alcancem a faixa de R$ 300,00 a saca para o arábica bebida boa, já que é o patamar garantido pelos contratos de opção, que ainda estão por vencer e que superam a casa de R$ 300,00 líquidos aos produtor. Além disso, há menos cafés finos neste ano em função dos problemas climáticos. Resende observa que do que resta a comercializar, apenas 30% são cafés finos, com o resto sendo de qualidades mais baixas. Normalmente, esse percentual é ao contrário, em favor dos cafés de qualidades mais altas.


O excesso de precipitações na época de colheita deixou mais cafés “chuvados”, prejudicando muito a qualidade da safra do cerrado. A Federação dos Cafeicultores do Cerrado representa o antigo Caccer (Conselho das Associações de Cafeicultores do Cerrado). A mudança objetiva trazer mais visibilidade ao órgão representativo do cerrado, evitando confusões entre entidades. A denominação dos grãos da região continua sendo “cafés do cerrado”. (LC)

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.