Comemore! Dia 01 de outubro é o Dia Internacional do Café

Um dos hábitos mais antigos da humanidade, o café é consumido em praticamente todo o mundo. São milhões de xícaras por dia que ajudam a despertar, que dão energia e aproximam as pessoas

30 de setembro de 2020 | Sem comentários Especiais Mais Café

O Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo – SindicafeSP é a mais antiga organização representativa do setor no Brasil, e participa das comemorações do Dia Internacional do Café, nesta quinta-feira, 01 de outubro, convocando as indústrias, o varejo, os supermercadistas, as cafeterias, imprensa e todos os consumidores para celebrar a data com uma deliciosa xícara de café. Não importa a forma de preparo: na cafeteira elétrica, no filtro de papel, no coador de pano, em cápsulas ou sachê, expressos, na prensa francesa, puro ou com leite, ou mesmo como ingrediente de saborosos drinques, alcoólicos ou não.


O café é um dos produtos básicos que mais se negociam no mundo todo, sendo produzido em mais de 60 países, proporcionado o sustento para mais de 125 milhões de pessoas e é particularmente importante para os cerca de 25 milhões de pequenos cafeicultores e suas famílias.


Além da comemoração internacional, o Brasil também possui a sua data para homenagear essa bebida milenar: 24 de maio, Dia Nacional do Café, que foi incorporada em 2005, por sugestão da indústria nacional, ao Calendário Brasileiro de Eventos. Em ambas as datas, o SindicafeSP tem como objetivo homenagear todo o mercado, desde a produção até o consumidor final, e celebrar esta bebida que une pessoas, dá energia e momentos de prazer.



Maior produtor, com um Market share de 40%, e exportador de café do mundo, o Brasil é o segundo maior país consumidor (atrás dos Estados Unidos), com a marca de mais de 22 milhões de sacas industrializadas em 2019, estando presente em 98,5% dos lares brasileiros.


Nesses 83 anos de atividades o SindicafeSP, além de representar seus associados, desenvolve atividades de aperfeiçoamento aos empresários, através de debates, fóruns e congressos, e possui um dos mais bem preparados e equipados laboratórios de avaliação e análise sensorial do produto.


Numa inciativa pioneira criou em 1996 o Centro de Preparação de Café – CPC, o primeiro a ser instalado no país, que desenvolve cursos dinâmicos para formação de baristas, e profissionais da área, como ciência da torra, Latte art e “Q Grader”, além também de atender aqueles que querem fazer um bom café em suas casas, em aulas mais simples e rápidas.



O Sindicato também possui o Grupo de Avaliação de Café – GAC, composto por profissionais altamente qualificados que realizam avaliações físicas e sensoriais, emitindo laudos certificados sobre a qualidade do produto.



Nesse Dia Internacional do Café vale lembrar sobre os benefícios do café para a saúde humana. Consumido diariamente e em doses moderadas (de três a quatro xícaras ao longo do dia), o café é uma bebida que dá energia e disposição, sendo ainda um momento prazeroso e reconfortante. O consumo diário também pode contribuir na prevenção de várias doenças, como diabetes do adulto, câncer de cólon, de fígado e de mama, e doença de Parkinson entre outras.


Todos esses benefícios fazem do café uma grande paixão entre os brasileiros, que a cada ano tanto consomem mais quanto diversificam a forma de prepará-la, em casa ou nos escritórios, passando a saborear ao longo do dia cafés puro ou com leite, ‘espresso’ e cappuccinos, além de outros diversos drinques.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.