Tendo como tema “Um Novo Tempo para o Café no Brasil”, começa nesta sexta-feira, no Centro de Exposições de Natal, o 18º Encafé – Encontro Nacional das Indústrias de Café. A solenidade de abertura do evento será às 19h, seguida da inauguração da 7ª Feira de Produtos, Equipamentos e Serviços, da qual participam empresas fornecedoras do setor.
O encontro reunirá, até segunda-feira (15), empresários, técnicos, pesquisadores e profissionais do agronegócio café de todo o país. Além de palestras e workshops técnicos, dois grandes painéis debaterão a Instrução Normativa Nº 16, assinada em maio passado pelo ministro Wagner Rossi, da Agricultura, que cria o inédito Regulamento Técnico para o Café Torrado e o Café Torrado e Moído, e que entrará em vigor em 2011.
“O Encafé será a oportunidade para analisar esclarecer dúvidas sobre a IN 16”, diz Almir José da Silva Filho, presidente da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, entidade organizadora deste evento, que também conta com o apoio do Sindicato das Indústrias de Café do Rio Grande do Norte e da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte. Entre os especialistas nesta nova normatização, estará presente Maçao Tadano, diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, do Ministério da Agricultura.
O Brasil será o primeiro país a adotar, em norma oficial, as modernas técnicas de avaliação sensorial do produto final e a estabelecer um nível mínimo de qualidade do café. Durante o encontro, serão realizadas provas de degustação de amostras de referência desses cafés.
Durante o Encafé também serão promovida degustações comentadas dos cafés finalistas do 7º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café. Indústrias de café e cafeterias poderão conhecer o perfil sensorial das amostras, suas características e seu comportamento durante o processo de torra. Esses melhores cafés do Brasil da safra 2010 serão leiloados dia 8 de dezembro.
SERVIÇO
18º Encafé – Encontro Nacional das Indústrias de Café
12 a 14/11 – 08h00 às 15h30 – 15/11 – 08h00 às 13h30
Centro de Convenções de Natal