Começa a temporada de geadas

Publicação: 16/05/07

Por: O ESTADO DE S. PAULO

A última frente fria provocou geadas no Rio Grande do Sul e nas baixadas no sul do Paraná


A última frente fria abriu a temporada de geadas, sem prejuízos agrícolas desta vez. “Tivemos temperaturas mínimas absolutas em torno de 6 e 7 graus no Norte e entre 4 e 5 graus no Sul do Paraná. Só nas áreas serranas do Rio Grande do Sul foi mais forte, chegando a branquear a paisagem”, conta Hilton Silveira Pinto, diretor associado do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri/Unicamp). O Centro mantém um serviço nacional de alerta em parceria com a Embrapa Informática Agropecuária.


Nas áreas cafeeiras do Paraná houve geada nas baixadas no Sul. “Estamos recomendando aos cafeicultores que providenciem o chegamento da terra no tronco, para evitar danos com a geada de canela”, avisa Ângela Beatriz Costa, meteorologista do programa de alerta do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), que também faz monitoramento do clima e lança alertas, porém específicos para o café cultivado no Estado.


Em São Paulo, Paraná e Minas Gerais, os maiores prejuízos acontecem nas culturas de café. Porém, Pinto faz um alerta para os produtores que investiram no milho safrinha, já afetados pela seca. “Quem plantou depois de 10 de março poderá ter prejuízos com as baixas temperaturas.”


Os produtores rurais devem, a partir de agora, acompanhar o monitoramento do clima oferecido pelo serviço público, que alerta para a possibilidade de geadas com até 120 horas de antecedência. Os alertas são publicados nos sites do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), para o Brasil, com duas atualizações diárias. Há ainda serviços locais do Iapar, para o Paraná, e do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia da Epagri, para Santa Catarina. “Eles têm informações específicas”, explica Pinto.


Há informações detalhadas sobre limite de tolerância por cultura e medidas de controle no site do Cepagri (CPA). O acesso se dá pelo link “Artigos Especiais”, no menu superior da página. “Há ainda a página do Sistema de Monitoramento Agrometeorológico (Agritempo), que oferece mapas de previsão e de monitoramento por região e por Estado”, ensina Pinto.


Veja abaixo os endereços e telefones dos locais citados:


Para o Brasil: Cepagri/Cptec – Tel. (0–19) 3789-5803. Site: ou pelo endereço eletrônico


Agritempo


Para Santa Catarina


Para o Paraná Disk Geada: (0–43) 3391-4500;


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.