Programa oferece uma formação abrangente que cobre as dimensões biológica, agronômica, tecnológica e econômica do café
Por Illy Café
Começou hoje (13) oficialmente a 14ª edição do Mestrado interuniversitário de primeiro nível em Economia e Ciência do Café – Ernesto Illy, criado pela illycaffè e pela Fundação Ernesto Illy.
Este programa oferece uma formação abrangente que cobre as dimensões biológica, agronômica, tecnológica e econômica do café, guiando os estudantes desde a planta até ao produto final.
O programa deste ano acolhe 25 estudantes de 18 países, incluindo Argentina, Bolívia, Brasil, Camarões, República Democrática do Congo, Costa Rica, Equador, El Salvador, Etiópia, Honduras, Índia, Indonésia, Irã Itália, México, Moçambique, Nicarágua e Tanzânia. É destinado a jovens licenciados em economia, engenharia e ciências agrícolas.
O currículo inclui mais de 430 horas de aulas dadas por 60 instrutores num formato híbrido. O programa começa com aulas à distância e passa para sessões presenciais a partir de maio de 2025. O curso termina com o desenvolvimento de um projeto, que aborda um dos temas estudados durante o mestrado.
O programa de mestrado é apoiado pela illycaffè, Fundação Ernesto Illy, Universidade de Trieste, Universidade de Udine, SISSA (Escola Internacional de Estudos Avançados de Trieste) e a Área de Investigação Científica e Tecnológica de Trieste – Area Science Park.
Além disso, esta edição também oferece uma bolsa de estudos concedida pela Fondazione Friuli e com apoio financeiro da Fondazione CRTrieste. Cerca de 16 estudantes são beneficiários de uma ajuda financeira da Fundação Ernesto Illy, dos quais 10 recebem bolsas integrais e 6 recebem apoio parcial.
“A Fundação Ernesto Illy orgulha-se de oferecer apoio financeiro a 16 estudantes, dando continuidade ao nosso compromisso de fomentar talentos emergentes no setor do café”, disse Anna Illy, Presidente da Fundação Ernesto Illy e membro do Conselho de Administração da illycaffè.
“Desde a sua criação em 2008, a Fundação tem trabalhado incansavelmente para promover a investigação científica, a educação e a sustentabilidade no setor do café. O Mestrado em Economia e Ciência do Café incorpora estes objetivos, formando profissionais altamente qualificados que defendem o legado de excelência e inovação da illycaffè. Desejo a todos os participantes um curso bem-sucedido e gratificante, com a esperança de que se tornem embaixadores do café de qualidade e da sustentabilidade em todo o mundo.”
Desde a sua criação, o Mestrado Ernesto Illy em Economia e Ciência do Café formou mais de 272 estudantes de mais de 30 países, moldando profissionais com conhecimentos especializados em café.
Estes graduados contribuem para os princípios éticos e sustentáveis que definem o modelo de negócios da illycaffè, ao mesmo tempo em que protegem, promovem e aprimoram a qualidade sustentável do café illy.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura