fonte: Cepea

Com um investimento de US$1 milhão o Café do Centro abre a primeira de uma serie de cafeterias no Japão

27 de junho de 2006 | Sem comentários Cafeteria Consumo

O Café do Centro, uma das maiores e mais tradicionais torrefadoras de cafés gourmets do Brasil, ousa e leva o gostinho brasileiro ao Japão. A empresa acaba de inaugurar uma cafeteria no país, com o melhor café gourmet e comidas típicas brasileiras. O investimento foi de US$1 milhão e a expectativa é que a expansão seja realizada em 10 anos, para atingir a marca de 100 lojas, todas em território internacional.


CAFÉ DO CENTRO INAUGURA PRIMEIRA CAFETERIA BRASILEIRA NO JAPÃO

Empresa ousa e abre seu primeiro bar & cafeteria, em Tóquio, apenas com produtos brasileiros contrariando tendência de famosas cafeterias que estão se instalando no Brasil; objetivo é ter uma rede de lojas no país em pouco tempo

JUN/06 – Depois da onda de exportações de cafés pela qual passou o Café do Centro, uma das maiores e mais importantes torrefadoras de cafés gourmets do Brasil, no ano passado, os executivos da empresa resolveram traçar novas metas para 2006. Uma delas foi concretizada no dia 28 de maio, domingo, em Tóquio. Ação ousada, os sócios Rafael e Rodrigo Branco Peres anunciam a inauguração da primeira cafeteria apenas com produtos brasileiros no Japão. “Estamos seguindo caminho contrário ao de algumas empresas. Enquanto famosas cafeterias estão se instalando no Brasil, nós optamos por abrir nossa primeira cafeteria no Japão”, conta Rafael. O projeto conta ainda com a expectativa de inauguração de uma rede com lojas próprias e franqueadas do Café do Centro em um período curto.

De acordo com os executivos, o investimento inicial foi de aproximadamente US$1 milhão. Foram empregadas 12 pessoas para atender aos clientes e oferecer os diversos pratos tipicamente brasileiros, em uma loja com 100 m², localizada em frente ao palácio imperial em Tóquio. “Durante o dia teremos a cafeteria funcionando normalmente, onde serviremos cafés gourmets produzidos por nós e classificados quanto à origem, um dos nossos diferenciais. À noite serão servidos variados tipos de cervejas e outras bebidas com comidas típicas brasileiras, como pães de queijo, empadinhas, pastéis, além de bebidas como cachaça e cairipinha”, conta.

A idéia de abrir uma cafeteria no Japão surgiu em 2001, mas só agora a concretização do sonho dos empreendedores foi realizada. Vale lembrar que a empresa teve uma experiência anterior, ocorrida no final do ano passado, quando exportou cafés gourmets ao país. O consumo e a procura pelos cafés surpreendeu e os executivos notaram que o mercado era interessante. “O Japão é um dos países mais exigentes no quesito qualidade. Trata-se de uma das nações que compram somente os melhores cafés disponíveis no mercado”, explica Rafael.

A expectativa é de que o retorno do investimento seja obtido em pouquíssimo tempo e de que não só o Japão, mas o restante do mercado asiático seja atingido com a iniciativa, já que estarão muito mais próximos dos produtos brasileiros, especialmente do café. Outros pontos que devem atrair a atenção dos consumidores são curiosidades relacionadas à decoração do ambiente, já que o logotipo do Café do Centro lembra a cor de terra, que representa a boa qualidade da terra roxa no Brasil e possibilita o cultivo de inúmeros produtos. Além disso, os japoneses conhecerão um pouco mais da cultura brasileira, já que a cafeteria terá ambiente tranqüilo, acolhedor e desenvolvido especialmente para um bate-papo entre amigos. “Trata-se de um local agradável, ótimo para relaxar”, finaliza Rafael.


Curiosidade:

Empresários japoneses realizaram uma pesquisa de mercado durante aproximadamente um ano para avaliar as melhores torrefadoras de cafés gourmets do Brasil. O Café do Centro teve grande destaque não só pela qualidade das bebidas, como por possuir a mais completa linha de cafés especiais em grãos para o café expresso, café moído, cappuccinos e até frapês de café, que foram desenvolvidos para as bebidas geladas.


Sobre o Café do Centro:

Empresa criada em 1916, o Café do Centro nasceu no centro nobre de São Paulo. A primeira instalação da empresa, na Travessa do Commércio, era um ponto de referência inconfundível, que perfumava esse trecho da cidade. Produzidos em fazendas de seis regiões do país com qualidade comprovada, o Café do Centro é a única torrefadora que possui classificação de origem para os grãos que produz. São elas: Mogiana, Paraná, Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Pernambuco e Bahia. Os cafés da marca podem ser degustados nos melhores restaurantes e cafeterias de São Paulo, em novas e sofisticadas versões: gourmet e premium. Como marca pioneira no Brasil começa a especificar em todas as suas embalagens a origem dos grãos, tipo de bebida, acidez e ponta de torra dos cafés. Já no século 21, o Café do Centro evoluiu e lança a linha de cafés orgânicos, seguindo a tendência de produtos naturais e de proteção ao meio ambiente. A linha de saches chega para oferecer em casa o café expresso dos restaurantes, inclusive nas versões descafeinado e orgânico.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.