Presente no cotidiano de muitos, o café também tem opções sofisticadas com linhas exclusivas e lojas especializadas no Brasil e no mundo. Com o consumo de cafés especiais em alta, muitas cafeterias e boutiques de grãos diferenciados foram abertas, principalmente em São Paulo. Outra tendência que vem ganhando o mercado pela conveniência e praticidade na hora de preparar e tomar a bebida, é o consumo do café em cápsulas, novidade em Manaus.
O diferencial dessa opção é proporcionar um sabor semelhante aos das cafeterias, mas com a comodidade de ser feito em casa, em doses únicas. “É uma tendência em vários lugares do mundo e por isso trouxemos para Manaus. É uma opção para quem aprecia o café e gosta de provar vários sabores”, disse o diretor das Indústrias Café Manaus, Lívio Assayag.
A empresa lançou uma linha nova e sofisticada chamada Supremo, voltada especialmente para os apaixonados por cafés. “Fomos atrás das maiores regiões produtoras do Brasil para conseguir um produto mais sofisticado e de alta qualidade”, explica Lívio.
A linha Supremo traz cápsulas modernas e conta com três sabores disponíveis: Gourmet, de café cereja cascado do Sul de Minas, de origem única com excelente aroma e torra média. As monodoses Intenso são mais encorpadas, de café mineiro e torra um pouco mais acentuada. Já as cápsulas Suave são de café da região de Mogiana, em São Paulo, com corpo médio, aroma agradável e sabor equilibrado.
Marca lançou a máquina de café expresso para uso das monodoses e a linha de instantâneos. Foto: Evandro Seixas
A empresa amazonense disponibiliza além das monodoses, a máquina de café expresso exclusiva. Ela é simples de operar e compatível com a marca Nespresso. Segundo Lívio, a conveniência dos consumidores foi lembrada. “Ao invés de comprar apenas em botiques exclusivas ou sites, as cápsulas Supremo podem ser adquiridas em vários pontos selecionados da cidade”. Cada caixa contém dez unidades no valor previsto de R$ 14, já a máquina de café expresso, adaptável apenas com as cápsulas do Café Manaus, custa, em média, R$ 290.
Outra inovação da marca é a linha dos produtos instantâneos. Lançado recentemente é rápido e prático, devendo ser consumido com água ou leite. Disponível em embalagem de 180g nos sabores, Cappuccino chocolate, Cappuccino tradicional e Café com leite.
Destaque
De acordo com um levantamento feito pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café ), só entre 2013 e 2014, as cápsulas cresceram 52,4% em volume e 55,5% em vendas alcançando os 660 mil quilos e R$ 90,8 milhões. Atualmente existem mais de 60 empresas que investem nesse mercado.
Fonte: A Crítica (Hellen Miranda)