Com Copa, Bovespa e BM&F encerram pregão às 15h
DENYSE GODOY
da Folha Online
A Bovespa e a BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros) vão encerrar seu pregão mais cedo, às 15h, nos dias 13 e 22 de junho, quando acontecem às 16h jogos do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo. Na partida de hoje, a seleção brasileira enfrenta a Croácia, e no dia 22, o Japão.
O pregão da Bovespa normalmente funciona das 10h às 17h, e na BM&F o horário das operações depende do tipo de ativo negociado, mas o encerramento não ultrapassa as 18h.
Com as mudanças, os operadores de mercado e funcionários das Bolsas poderão sair mais cedo para acompanhar os jogos, mas também haverá telões na BM&F para quem desejar assistir as partidas por lá mesmo.
BM&F
Em 13 e 22 de junho, o pregão viva-voz da BM&F para negociação de café arábica, dólar pronto, Ibovespa, IBrX-50, taxas de câmbio e taxas de juros mantém seu horário normal de início –9h45 para o café, 9h para o dólar e 10h para os demais– mas termina mais cedo, às 15h, sem intervalo.
Para todos os contratos com negociação exclusiva no sistema eletrônico, o pregão vai das 9h às 15h.
Os contratos negociados nos dois ambientes terão operação no eletrônico apenas das 9h às 10h, já que o viva-voz se estenderá sem interrupção até as 15h.
As sessões after-hours cujo início se dá antes das 15h serão encerradas nesse horário. Para os demais mercados, não haverá sessão after-hours. Também não haverá pregão estendido para o FRA de cupom cambial nem para os mercados de opções.
No mercado de balcão, o sistema eletrônico de swaps e opções flexíveis só aceitará registros até as 15h.
Não haverá alteração na grade de horários da clearing de derivativos, de câmbio e de ativos, as quais funcionarão normalmente.
Bovespa
Além de encerrar o pregão regular mais cedo nos dias em que a seleção brasileira jogará contra a Croácia e o Japão pela Copa do Mundo, o after-market da Bovespa, que nos dias comuns funciona das 17h30 às 19h, também está suspenso nessas datas.