CaféPoint – A Colômbia sediará de 8 a 13 de setembro a XXV Conferência Internacional de Café e Ciência, durante a qual cerca de 400 pesquisadores e especialistas de todo o mundo discutirão sobre o cultivo do grão e os efeitos de seu consumo, informou a Federação Nacional de Cafeicultores do país (FNC).
A reunião, considerada o encontro científico mais importante do setor cafeeiro, ocorrerá na cidade de Manizales, disse a Federação. Durante a atividade, organizada pela FNC e pela Associação para Ciência e Informação sobre o Café (ASIC), serão divulgadas pesquisas realizadas em 34 países.
Para essa edição, foram selecionados 356 trabalhos para divulgação e serão apresentadas 83 papers dos mais diversos temas, dos quais 20% correspondem a trabalhos realizados na Colômbia, informou o comunicado.
Entre os temas do estudo estão os efeitos do café na saúde humana; a química do café; a genômica e o melhoramento genético da planta de café, sua agronomia; a qualidade do grão; clima e adaptação; pragas e doenças e sua sustentabilidade.
A Colômbia divulgará estudos sobre os efeitos vasodilatadores da cafeína, a melhora da capacidade antioxidante do plasma sanguíneo pelo consumo de café, compostos químicos ligados à qualidade do café, variedades resistentes à ferrugem, regionalização do cultivo e alertas precoces de doenças, entre outros, disse a informação oficial.
Essa conferência, que é celebrada a cada dois anos e reúne a indústria cafeeira, a academia e especialistas internacionais no grão, terá como lema “Alavancando o conhecimento para a sustentabilidade do café.
Além dos pesquisadores e especialistas convidados para essa conferência, participarão personalidades da indústria interessadas em inovação, ciência e tecnologia em torno do café.
A reportagem é da agência EFE/ Tradução por Juliana Santin