Agência Estado | CNC
26/07/2010
Gabriela Mello
A produção colombiana de café provavelmente alcançará 6 milhões de sacas de 60 quilos cada na segunda metade de 2010, informou na quinta-feira Luis Genaro Muñoz, gerente geral da Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia (Fedecafe).
\”Ainda olhamos para a produção com otimismo e esperamos que seja muito maior do que no primeiro semestre do ano\”, disse ele a repórteres. Nos seis primeiros meses de 2010, a Colômbia produziu 4 milhões de sacas de café.
O ministro de Finanças do país, Oscar Ivan Zuluaga, afirmou que a produção total neste ano deverá atingir 10 milhões de sacas. No início de julho, Muñoz previu entre 10 milhões e 10,5 milhões de sacas.
Segundo ele, o preço geral do café e o do tipo suave colombiano permanecerão estáveis. Muñoz acrescentou que o mercado irá absorver o aumento previsto nas ofertas da Colômbia, sem que haja impacto sobre os preços, já que a demanda está crescendo mais rápido do que a produção.
A diferença entre a demanda global e as ofertas provavelmente ficará em torno de 5,8 milhões de sacas em 2010, afirmou ele. Os estoques do produto no mundo estão em um nível de baixa recorde.
A Colômbia é o maior produtor de grão arábica lavado do mundo. A produção total em 2009 caiu 32% em relação ao ano anterior, somando 7,8 milhões de sacas. O país foi o quarto maior produtor de café em geral no ano-safra 2008/09 depois do Brasil, Vietnã e Indonésia. As informações são da Dow Jones.