Produtores de café da Colômbia elegeram Luis Genaro Muñoz novo gerente-geral da Federação Nacional dos Produtores de Café (Fedecafé). Durante vários anos ele ocupou o posto de gerente administrativo da entidade em Bogotá e atuava como gerente geral temporário desde o início deste mês, quando Gabriel Silva renunciou ao cargo após ter sido indicado novo ministro de Defesa do país.
A troca de liderança na entidade ocorre em um momento crítico para a indústria de café colombiana, que enfrenta dificuldades para recuperar-se de consecutivas quebras de safra e atrasos nas exportações, fatores que arranharam a imagem do país como fornecedor confiável. Muñoz recebeu apoio de 11 dos 15 estados produtores de café da Colômbia, o que representa 61,3% da produção do país, de acordo com comuni cado da Fedecafé.
Os dois maiores estados cafeeiros, Antioquia e Caldas, contudo, se abstiveram na votação. O país é o terceiro maior produtor mundial, atrás de Brasil e Vietnã, com colheita anual de 11,5 milhões a 12,5 milhões de sacas de café. As informações são da Dow Jones.