12/08/2010 – A Superintendência de Indústria e Comércio da Colômbia delegou à Federação Nacional de Cafeicultores a faculdade de autorizar o uso de denominação de origem Café da Colômbia.
Segundo o diretor de propriedade da Federação, Luis Fernando Samper, esse procedimento é a forma de tornar o mais operacional possível esse direito, e de dar a proteção devida a essa denominação. Assim, a Superintendência confirma a Federação como administradora dos interesses dos produtores de café da Colômbia.
Agora, essa denominação não é exclusiva para os cafeicultores que fazem parte da Federação, mas sim, para todos que produzam café colombiano. No entanto, para levar essa denominação de origem, a cadeia produtora de café, desde as opções da variedade de cultivo até o último processo de empacotamento e embalagem, deverá se sujeitar a protocolos de produção, benefício e industrialização que serão divulgados nos próximos dias e serão publicados na página da Federação na internet, disse Samper. A reportagem é do Portafolio.com.co | CaféPoint.