Colômbia fecha novo convênio para reforçar exportações de café

CaféPoint


08/12/2014


Durante o Congresso de Cafeicultores, a Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia (FNC) e a Procolombia assinaram um novo convênio de cooperação para facilitar a pequenos produtores a exportação de cafés industrializados e especiais.


O convênio, assinado pela presidente da Procolombia, Maria Claudia Lacouture, e pelo gerente geral da Federação, Luis Genaro Muñoz, tem como objetivo coordenar, promover e implementar iniciativas de apoio de promoção às exportações de café industrializado e especial de produtores individuais, associações de produtores e de micro e pequenas empresas colombianas de produtores de café que busquem penetrar mercados internacionais.


Como parte do convênio, as partes também concordam em apoiar a capacitação e o fortalecimento da cultura empresarial exportadora e produtiva, articulando esforços em matéria do uso de tecnologias da informação e fortalecimento das capacidades dos cafeicultores.


Há potencial para aumentar o número de destinos das exportações de café colombiano. São 22 os mercados já consolidados, mas há 18 em crescimento e outros que oferecem oportunidades para seguir expandindo a indústria de cafés especiais como Emirados Árabes, Noruega, República Tcheca e Turquia, disse a Lacouture.


Muñoz, por sua vez, disse que a aliança assinada com a Procolombia é outro passo na busca de que os cafeicultores capturem um maior valor, através de negócios diretos em que a Federação também pode ser um aliado logístico.


As partes levarão a cabo ações pontuais encaminhadas ao projeto e execução conjunta de projetos e atividades que facilitem o cumprimento dos propósitos das entidades, que incluem:


1) Troca de informações para a elaboração de oficinas de capacitação relacionadas com Denominações de Origem, Licenças de Marca Ingrediente, Logo-símbolo Café da Colômbia, regulamentações nacional e internacionais para exportação de café e oportunidades comerciais para facilitar o trabalho de exportação do café industrializado.


2) Fortalecimento de tecido empresarial mediante estímulos a quem adequar seus produtos por meio dos programas de formação liderados pela Procolombia.


3) A Procolombia prestará apoio dentro das empresas, buscando que cumpram os requisitos e se gere a dinâmica requerida para exportar sob o programa MIPYME internacional e o MiPyme Internacional Cafés Especiais.


4) O apoio por parte da PROCOLOMBIA a micro e pequenos empresários cafeeiros, bem como a associações de produtores médios para a promoção e identificação de potenciais clientes para a exportação de café industrializado sob os programas que essa entidade lidera a nível nacional e internacional, empregando recursos acadêmicos, materiais técnicos e tecnológicos ou especializados.


5) Articulação de processos de formação e uso de tecnologias que permitam otimizar a produtividade e a presença exportadora com aplicações de conhecimento e venda de produtos.


6) Apoiar com assessoria especializada o processo exportador que permita ampliar a oferta de derivados e produtos complementares ao café com o compromisso da FNC e da PROCOLOMBIA na formação e adequação da oferta.


Esse novo convênio reforça o trabalho que desde o ano passado a Federação e a PROCOLOMBIA vêm desenvolvendo para impulsionar o potencial exportador de pequenos produtores de café, mediante oficinas e capacitações para ter acesso a mercados internacionais.


Esse trabalho conjunto das duas entidades se traduziu até agora na realização de 54 seminários e oficinas de capacitação a cafeicultores que foram realizados em 10 regiões produtoras ao longo do ano. Espera-se que até o final de 2014 um total de 7.000 produtores tenham sido capacitados em temas de comércio internacional graças a essa aliança.


A reportagem é do www.dinero.com / Tradução por Juliana Santin


 

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