Colômbia estuda plano para compra futura de produto

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe Vélez, propôs um esquema de compras futuras de café, como medida para enfrentar a crise econômica e reativar o setor. “A nova medida na qual estamos empenhados é sobre a compra de café para entrega futura, a um bom preço, visando auxiliar a comunidade camponesa produtora do grão de nosso país”, disse o dirigente.


Durante uma visita para inspecionar obras no município de Fredonia, em Antioquia, o presidente explicou que diante das intensas chuvas, a produção do país foi afetada, o que demanda o estudo de medidas para favorecer a cafeicultura. “Estamos em um momento muito difícil para a economia. Apesar de termos preços relativamente altos, estamos tendo uma produção menor por conta do excesso de chuvas. Acredito possamos recuperar a produção neste ano”, salientou Vélez.


Ele agregou que o governo federal seguirá fazendo todo o esforço para financiar a Federacafe (Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia), os comitês estaduais e, especialmente, os pequenos produtores, que são a grande maioria dos cafeicultores do país. Segundo o presidente, o programa de compras futuras começa a ser estudado nesta semana.


“Dediquemos muitas energias espirituais da Semana Santa para pedir ao criador que ilumine a Federacafe e o governo, a fim de podermos desenhar um programa de compra da safra de outubro, desde já, a um bom preço ao camponês colombiano, visando contribuir para tonificar a economia”, manifestou o chefe de Estado.


“Gostaríamos que todos soubessem que o país está investindo no café e estamos convencidos que o dinheiro gerado pelo setor chega à população. No dia em que os cafeicultores recebem seus pagamentos, se tem mais investimento em construções, em benefícios ecológicos e em muitas melhorias”, concluiu.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.