A região colombiana do Triângulo do Café, integrada pelos departamentos centrais de Caldas, Risaralda e Quindío, tem diversificado sua oferta comercial para a União Europeia (UE) e, atualmente, chega a 22 dos 28 países membros do bloco europeu.
“O Triângulo do Café tem sabido identificar novos nichos de mercado na UE graças ao acordo comercial”, em vigor desde 2013, disse a embaixadora da UE na Colômbia, María Antonia van Gool.
Os principais produtos exportados no ano passado à UE dessa região do centro da Colômbia, cuja economia se baseia no cultivo do grão, foram café verde e sem descafeinar, café solúvel, açúcar de cana, bem como resíduos e sucatas de cobre.
Van Gool, que está de visita com vários embaixadores europeus na região, explicou que a cafeicultura colombiana soube identificar outros mercados, como o café solúvel, e se “beneficia de um selo de qualidade na UE graças à proteção de denominação de origem”.
Segundo dados do Serviço Europeu de Estatísticas (Eurostat), em 2014 as exportações colombianas de café à UE cresceram em 40% e totalizaram mais de 517 milhões de euros (US$ 577,03 milhões) em comparação com o ano anterior. Ao mesmo tempo, as vendas de extratos, essências e concentrados de café à UE foram de 32,5 milhões de euros (US$ 36,27 milhões).
A reportagem é da agência EFE / Tradução por Juliana Santin