Bons ventos sopram a favor do setor cafeeiro de Caldas, na Colômbia. Assim dizem as cifras do Comitê Departamental e as vozes dos cultivadores do grão da região, que consideram que a colheita que começará em setembro será melhor do que a dos últimos anos. Segundo o Serviço de Extensão do Comitê de Cafeicultores de Caldas, para o segundo semestre deste ano estima-se uma produção de 867 mil arrobas (9.972 toneladas). Este número representa um aumento de cerca de 454 mil arrobas (5.222 toneladas) em relação ao segundo semestre do ano passado.
“A floração e as condições climáticas foram favoráveis, nós teremos uma boa colheita neste segundo semestre, o que somado ao que aconteceu na primeira parte do ano nos indica que a produção de café crescerá em Caldas durante 2007”, disse o Diretor Executivo do Comitê de Cafeicultores de Caldas, Alfonso Ángel Uribe.
De acordo com os prognósticos de colheita realizados pelo Serviço de Extensão do Comitê para 2007, Caldas deve produzir até o fim do ano pelo menos nove milhões e 130 mil arrobas (1.495 toneladas) de café, das quais 30% correspondem ao primeiro semestre do ano.
“Esta colheita vai ser boa, o que não acontece a uns seis ou sete anos. Nós podemos afirmar por causa da floração, que nos faz crer que o café vai ser de excelente qualidade e abundante, o que é muito bom para os colhedores,” disse Luis Bernardo Montes, cafeicultor da zona de La Floresta, em Chinchiná.
Em relação à escassez de colhedores, o Comitê de Cafeicultores considera que dadas as boas projeções deve-se tomar medidas para evitar que este fator incida na produção do grão. Para os produtores, a boa quantidade de café será um ponto a favor. De acordo com alguns proprietários, o pagamento dos colhedores representa 42% do custo total de produção.
No fim de novembro e início de dezembro, quando termina a colheita, espera-se que tanto os produtores quanto os colhedores terminem satisfeitos. A produção de café na Colômbia aumentou 21,19% durante julho de 2007 em relação a julho do ano passado.
____________________________
Tradução: Centro de Inteligência do Café