fonte: Cepea

Colômbia busca produzir biocombustível à partir de café

Por: CafePoint

Sábado, 04 de Agosto de 2007 08:18

O Centro Nacional de Pesquisas de Café (Cenicafé) da Colômbia fez estudo mostrando que a polpa do grão de café tem açúcar suficiente para se converter em matéria-prima da produção de biocombustíveis. Os resultados estão em poder da Federação Nacional de Cafeicultores (Federacafé), segundo informou o site LaPatria.com.


O gerente geral da Federacafé, Gabriel Silva Luján, disse que esperam instalar em 2008 as primeiras plantas piloto experimentais com o objetivo de confirmar, na prática, que a polpa do café é uma importante fonte de açúcar para a produção de etanol, assim como foi definido em laboratório.


“Descobriu-se que o produto tem níveis que competem favoravelmente com o milho, com a vantagem de que a polpa é um resíduo que se converte em adubo orgânico no melhor dos casos”.


O projeto já foi apresentado à Corporação Técnica Japonesa e à empresa Mitsubishi, de forma que a expectativa é iniciar a montagem de testes em campo, que estariam inicialmente localizadas na zona de maior produção do país para concentrar a matéria-prima. Silva disse que a produção de biocombustível à partir do café não requer expansão da área de cultivo do grão.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.