30/03/2009 – Gabriel Silva Luján, diretor executivo da Federacafe (Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia), apontou que a entidade continua tendo interesse na compra ou em uma associação com a Starbucks, rede líder mundial no segmento de cafeterias.
Segundo o dirigente, a entidade está mantendo contato com bancos e organizações brasileiras e centro-americanas de café sobre um plano de adquirir uma parte influente da Starbucks nos Estados Unidos, ainda que os preços das ações da rede tenham aumentado recentemente. “Essa iniciativa está relacionada com o comportamento dos preços das ações. Esse preço se recuperou significativamente desde que começamos a analisar a compra. Portanto, agora estamos analisando. No entanto, nossa iniciativa está em ação e estamos trabalhando em cima dela”, afirmou. A Starbucks não comenta diretamente sobre a iniciativa e apenas tem se limitado a dizer que valoriza seus laços com a Colômbia.
Afetada pela crise mundial e uma demanda menor por café, a Starbucks anunciou que fechará 600 lojas e diminuirá custos. Em dezembro, quando a Colômbia demonstrou interesse na compra, as ações da rede estavam abaixo dos 10 dólares, ao passo que na semana passada elas haviam atingido os 12 dólares. Luján revelou que a meta da Federacafe é ter 300 cafeterias no mundo com a marca Juan Valdez, sendo que, com a crise, o plano de expansão está sendo revisto e que algumas lojas na Espanha poderão ser fechadas