11-10-2010 11:21
Huíla
Lubango – Mais de cinco toneladas de café arábica foram em colhidas em Setembro último pelos cafeicultores do município de Caluquembe, informou hoje, naquela localidade, o chefe da repartição municipal da agricultura, Joaquim Chiculumula.
Em declarações à Angop, o responsável disse que o produto foi colhido nas localidades de Cahola, Caissaca, Calepi, Dondelo e Betão numa extensão de 302 hectares, onde foram plantadas mais de 300 mil pés de café arábica, no âmbito de uma campanha de reactivação da produção do café, iniciada em 2008.
“Houve um aumento de duas toneladas em relação ao período anterior, visto que os produtores de café tiveram, este ano, maior apoio do governo”, disse.
Joaquim Chiculumula informou que a reactivação do cultivo de café no município de Caluquembe conta com a participação de 130 cafeicultores.
O responsável explicou que a além da produção do café arábica, os produtores estão a efectuar experiência com outras espécies (Preto de Canefora, Estorra, Borbon, Vermelho e Amarelo de Sumatra).
De acordo Joaquim Chiculumula, a secção municipal da agricultura tem envidado esforços no sentido de que os cafeicultores estejam associados e criem estabelecimentos próprios para a venda do café.