A colheita da safra de café total no Espírito Santo, contando arábica e conillon, está em cerca de 90%. A estimativa é de Marcus Magalhães, da Maros Corretora. A colheita do conillon já encerrou e os trabalhos com o arábica estão em cerca de 80%. O clima seco é favorável à colheita, mas as chuvas estão sendo necessárias para a abertura de floradas no estado.
Magalhães observa que já houve duas floradas no Espírito Santo, tendo iniciado para o conillon ainda em junho, e agora se espera uma grande florada para setembro. Mas para isso são necessárias precipitações. Para o arábica ainda não houve floradas representativas.
No mercado, com a melhora nas cotações, os negócios estão fluindo mais, mas \”a safra está bem organizada quanto a volume na comercialização\”, observa Magalhães. O preço do conillon tipo 7 está em torno de R$ 165,00/170,00. Segundo ele, cerca de 50% do que foi colhido foi comercializado até o momento para a safra do conillon.
Já o arábica rio tipo 7 está em R$ 215,00/220,00 a saca, tendo sido negociado cerca de 30% do que foi colhido.
A Conab (Companhia Nacional do Abastecimento) apontou a produção 2010 do Espírito Santo em 11,031 milhões de sacas, com aumento de 8,2% sobre a safra anterior, que foi de 10,205 milhões de sacas.
Fonte : Safras & Mercado