Colheita na Zona da Mata mineira atinge 30% – Coopercafé

4 de junho de 2009 | Sem comentários Comércio Cooperativas

04/06/2009 – Os trabalhos de colheita da nova safra de café na região de atuação da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Caratinga (Coopercafé), na Zona da Mata de Minas Gerais, avançam dentro da normalidade. Segundo o gerente de comercialização da Cooperativa, Paulo Tavares, a apanha já atinge cerca de 30%.


“Em algumas propriedades das partes mais baixas da região, com menores altitudes e clima mais quente, a colheita já atinge 60% a 70%. Porém, nas partes mais altas da região, de maiores altitudes e clima mais frio, os trabalhos de apanha ainda estão no início, com cerca de 5% colhido”, explica Tavares.


Os lotes de café que vão chegando à cooperativa têm um bom rendimento e boa bebida até agora, apesar de ainda apresentarem grande incidência de grãos verdes, o que é normal para o período de início dos trabalhos. “O clima também está ajudando na colheita”, afirma Tavares, completando que apesar das baixas temperaturas, entre 9ºC e 12ºC nos últimos dias, tudo corre bem. A expectativa é que a safra repita o desempenho do ciclo anterior (2008), quando foram colhidas entre 800 e 850 mil sacas na região.


Porém, a comercialização de café na região ainda é muito tímida. O gerente de comercialização da Cooperativa afirma que “o produtor vende o necessário para fazer frente às despesas de colheita, uma vez que ainda não chegaram recursos do banco. Mas ainda são lotes muito pequenos”. Estima-se que, dos 30% já colhidos da safra 2009, cerca de 8% foram negociados, enquanto menos de 1% do café colhido na safra passada ainda não foi vendido.


As informações partem da Agência Safras.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.