Colheita na Zona da Mata de Minas Gerais atinge 99%

11 de setembro de 2009 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado
Por: Agência Safras

A expectativa é de que os trabalhos se encerrem nos próximos dias


11/09/2009 – Os trabalhos de colheita da nova safra de café chegam próximos do fim na região de atuação da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Caratinga (Coopercafé), na Zona da Mata de Minas Gerais. Segundo o gerente de comercialização da cooperativa, Paulo Tavares, aproximadamente 99% já foi colhido.


“Alguns produtores ainda estão fazendo a catação e um ou dois com lavouras em partes mais altas da região, de maiores altitudes, ainda estão colhendo”, explicou Tavares. A expectativa é de que os trabalhos se encerrem nos próximos dias. Os cafés que chegam a cooperativa, porém, ainda apresentam qualidade inferior, após um período de chuvas no início deste mês.


O frio e a umidade dificultam secagem e, apesar de prevalecer grãos com bom aspecto, eles acabam estourando na xícara. “Todos os produtores já falaram em quebra”, segundo Tavares. A expectativa é que a safra termine em torno de 800 mil sacas, frente à projeção anterior de produção de até 850 mil sacas.


A comercialização, por sua vez, continua travada na região. “Os produtores vão administrando, segurando o café na espera de preços melhores”, explicou Tavares. Estima-se que, do total já colhidos da safra 2009, cerca de 45% foram negociados, enquanto menos de 1% do café colhido na safra passada ainda não foi vendido.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.