23/07/2009 – Os trabalhos de colheita da nova safra de café continuam avançando na região de atuação da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Caratinga (Coopercafé), na Zona da Mata de Minas Gerais, apesar das chuvas do final da semana passada, que atrapalharam um pouco a apanha. Estima-se que a colheita já atinge 70%.
“A chuva, apesar de pouco volumosa, já atrapalha quem está secando o café”, afirmou o gerente de comercialização da Cooperativa, Paulo Tavares. E, as precipitações prejudicam não apenas os trabalhos, mas também os grãos colhidos. Segundo o engenheiro agrônomo Sérgio Stevanato, “as reclamações dos produtores são generalizadas”.
“A chuva afetou o rendimento do café, sem contar a qualidade. Ainda é cedo para afirmar, mas já trabalhamos com a possibilidade de quebra de 5% na safra”, disse Stevanato. Com isso, a expectativa é que a safra termine em torno
de 800 mil sacas, frente à projeção anterior de produção de até 850 mil sacas. Os trabalhos de colheita na região de atuação da cooperativa já se encaminham para o final e deverão ser concluídos até o fim do mês de agosto.
Os negócios na região, por outro lado, continuam lentos nesta semana. “Alguns vendem o necessário para fazer frente a colheita e outros vão fazendo retenção, mas a maioria dos produtores ainda esperam a recuperação dos preços”, de acordo com o gerente de comercialização da Cooperativa.
Estima-se que, do total já colhidos da safra 2009, cerca de 30% foram negociados, enquanto menos de 1% do café colhido na safra passada ainda não foi vendido.