Por Lessandro Carvalho / lessandro@safras.com.br
SAFRAS (24) – A colheita de café da safra 2006/2007 no sul de Minas Gerais ainda está muito no começo, sendo considerada insignificante. É o que garante o gerente de desenvolvimento técnico da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), Joaquim Goulart. Segundo ele, já há alguns produtores colhendo, no entanto, os trabalhos não representam sequer 1% do total. Observa que há muito café verde ainda e que a colheita deve se acelerar em junho.
Goulart aponta que a expectativa de recebimento de café da Cooxupé em 2006 é de 4,2 milhões de sacas. Por enquanto, menos de 0,5% deste total foi recebido.
Segundo o gerente, a segunda estimativa da Conab (Companhia Nacional do Abastecimento) apontando a safra 06/07 do sul de MG em 10,6 milhões de sacas foi “coerente”.
O que preocupa os produtores da região de atuação da Cooxupé é a previsão de um inverno mais rigoroso em 2006 que em 2005. Goulart indica que a região passa por um déficit hídrico pequeno também. Assim, se continuar a faltarem precipitações até setembro, época das floradas, haverá efeito negativo na safra que será colhida ano que vem (2007/2008). Ele lembrou que as lavouras novas sentem mais a falta de chuvas no inverno. Lembra que em abril choveu pouco, assim como até agora em maio.
O agrometeorologista do Instituto Agronômico de Campinas, Marcelo Paes de Camargo, esteve dando palestra na Cooxupé e, segundo Goulart, ele enfatizou que o inverno de 2006 deve ser mais rigoroso que o de 2005, ressaltando que isso não significa que haverá uma geada, mas sim que há um risco maior que no ano passado.