fonte: Cepea

COLHEITA DO CAFÉ NO SUL DE MG AINDA É INSIGNIFICANTE – COOXUPÉ

Por: Safras

Por Lessandro Carvalho / lessandro@safras.com.br

SAFRAS (24) – A colheita de café da safra 2006/2007 no sul de Minas Gerais ainda está muito no começo, sendo considerada insignificante. É o que garante o gerente de desenvolvimento técnico da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), Joaquim Goulart. Segundo ele, já há alguns produtores colhendo, no entanto, os trabalhos não representam sequer 1% do total. Observa que há muito café verde ainda e que a colheita deve se acelerar em junho.

Goulart aponta que a expectativa de recebimento de café da Cooxupé em 2006 é de 4,2 milhões de sacas. Por enquanto, menos de 0,5% deste total foi recebido.

Segundo o gerente, a segunda estimativa da Conab (Companhia Nacional do Abastecimento) apontando a safra 06/07 do sul de MG em 10,6 milhões de sacas foi “coerente”.

O que preocupa os produtores da região de atuação da Cooxupé é a previsão de um inverno mais rigoroso em 2006 que em 2005. Goulart indica que a região passa por um déficit hídrico pequeno também. Assim, se continuar a faltarem precipitações até setembro, época das floradas, haverá efeito negativo na safra que será colhida ano que vem (2007/2008). Ele lembrou que as lavouras novas sentem mais a falta de chuvas no inverno. Lembra que em abril choveu pouco, assim como até agora em maio.

O agrometeorologista do Instituto Agronômico de Campinas, Marcelo Paes de Camargo, esteve dando palestra na Cooxupé e, segundo Goulart, ele enfatizou que o inverno de 2006 deve ser mais rigoroso que o de 2005, ressaltando que isso não significa que haverá uma geada, mas sim que há um risco maior que no ano passado.

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.