05/06/15
Reuters
SÃO PAULO (Reuters) – A colheita de café da safra do Brasil da temporada 2015/16 atingiu até 2 de junho 20 por cento do total previsto, em ritmo igual ao registrado um ano atrás e ao da média dos últimos cinco anos, informou nesta sexta-feira a consultoria Safras & Mercado.
A consultoria, que estima colheita de 50,4 milhões de sacas de 60 kg este ano, calcula que 10,33 milhões de sacas já tenham sido retiradas dos cafezais até o momento.
\”As chuvas atrapalharam o andamento da colheita na última semana, especialmente nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, prejudicando principalmente o (café) arábica\”, disse o analista da Safras Gil Barabach, em nota.
A comercialização da safra passada (período entre julho de 2014 e junho de 2015) alcançou até o fim de maio 93 por cento do volume colhido, informou a Safras, o que representa 46,38 milhões de sacas de uma produção total de 49,8 milhões de sacas. O índice é semelhante aos 92 por cento de comercialização da média dos últimos cinco anos para esta mesma época.
Há, no entanto, um ligeiro avanço ante maio de 2014, quando a comercialização da safra colhida alcançava 90 por cento do total.
As vendas de café em 2014 foram estimuladas por preços elevados no Brasil, acompanhando uma valorização do dólar frente o real e, principalmente, picos nas cotações do café na bolsa de Nova York.
(Por Gustavo Bonato)