12/06/2009 – A colheita de café da safra 2009 no sul de Minas Gerais, área em que atua a maior cooperativa do grão do Brasil e do mundo, a Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé), está ainda no começo, estando entre 5% e 10% do total.
A grande maioria dos produtores já começou a colheita.
A avaliação parte do coordenador de desenvolvimento técnico da Cooxupé, Mário Ferraz de Araújo. Segundo ele, as chuvas têm atrapalhado um pouco o andamento dos trabalhos nesta fase inicial.
Choveu na semana passada e estão previstas chuvas para este final da semana no sul-mineiro.
Aos poucos, começa a chegar café novo na Cooxupé, entregue pelos produtores mais apressados e necessitados de caixa.
Estes cafeicultores ainda estão encontrando muito café verde e a orientação é para os produtores esperarem uma maior homogeneidade, diz Araújo. De acordo com Mário Ferraz, não deverá haver problemas de renda no benefício de café no sul de Minas este ano, ao contrário de 2008.
“Deveremos ter um café de peneira mais graúda, porque não houve falta de água”, afirmou, em entrevista à Agência SAFRAS. A adubação foi reduzida em torno de 30% no sul de Minas Gerais este ano, especialmente diante das dificuldades de capitalização dos produtores, com altos custos e preços que são considerados baixos para o café.
Para Mário Ferraz, neste ano a redução na adubação não afetará a safra, porque ela já é de ciclo baixo produtivo e o clima está ajudando.
No entanto, pode haver efeitos na safra colhida em 2010.