09/12/2009 – O clima favorável das últimas semanas ajuda na colheita da safra de café de 2009/2010 na Costa Rica, após um período de incertezas causado pelo atraso na maturação dos frutos. Estima-se que a colheita de 2,26 milhões de quintais (1,73 milhão de sacas) está atrasada em cerca de duas ou três semanas no país centro-americano. Os produtores tinham o temor de que um atraso nas zonas produtoras e uma situação normal em outras poderia causar uma maturação forte ao mesmo tempo.
Tal fator poderia acarretar em uma escassez da mão-de-obra, já que os trabalhadores que se dedicam a essa tarefa atuam viajando de região para região, seguindo a maturação. O café apresenta cenário de maturação mais rápida nas zonas baixas, como Pérez Zeledón e Turrialba, sendo que na seqüência ocorre nas zonas intermediárias, como a faixa oeste de Alajuela, sendo que finalmente a maturação ocorre nas zonas altas, como Los Santos.
Xinia Chavez, diretora da Fenac-café (Federação Nacional de Cooperativas de Café) e presidente da cooperativa Coopepalmares, explicou que na regional denominada Valle Central Ocidental, como San Ramón, Naranjo, Palmares, /Atenas, Grecia, Valverde Vega, Poás e Alajuela, a colheita está sendo desenvolvida de forma normal, sendo que o apogeu deverá ser atingido daqui a duas semanas. No entanto, o pico de maturação é esperado para janeiro, ainda assim, a expectativa é que haja alguma falta de mão-de-obra para este mês de dezembro.
As informações partem da Agência de Notícias do Café.
Fonte: Café e Mercado