quinta-feira, 8 de agosto de 2013
SÃO PAULO, 8 Ago (Reuters) – A colheita de café pelos produtores ligados à Cooxupé, maior cooperativa de cafeicultores do mundo, avançou até o último domingo para 63,2 por cento do total que a instituição espera receber dos seus cooperados este ano.
Até a semana anterior, os cooperados tinham colhido 54,9 por cento do total.
A colheita na região da Cooxupé, com sede em Guaxupé, no sul de Minas Gerais, está em um ritmo ligeiramente mais acelerado do que o verificado no mesmo período do ano passado, quando nesta época produtores tinham colhido 61,84 por cento da safra.
Na comparação com o total colhido nesta época em 2011, último ano de baixa no ciclo bianual do arábica, a colheita está ligeiramente atrasada. Naquela temporada, produtores tinham colhido 65,59 por cento da safra até o dia 3 de agosto.
A área de atuação da Cooxupé tem expectativa de colheita de cerca de 8,4 milhões de sacas de 60 kg, o que já seria uma queda de 15 por cento na comparação com a temporada passada, em função de o ciclo atual ser de baixa produtividade na bianualidade do café arábica. A cooperativa espera receber de seus cooperados aproximadamente 3,5 milhões de sacas este ano.
(Por Gustavo Bonato)