Colheita de café da Cooxupé alcança 76,6% do esperado


21/8/2012, Por Redação, com Reuters – de São Paulo


A colheita de café na área de atuação da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), a maior cooperativa de café do Brasil, avançou para 76,6% da produção esperada, segundo relatório divulgado pela entidade nesta terça-feira.



A cooperativa previu que a safra de 2012/13 atingirá cerca de 5 milhões de sacas
Em cerca de uma semana, o avanço na colheita foi de quase oito pontos percentuais, mas os trabalhos continuam atrasados na comparação com o mesmo período de 2011, quando os produtores ligados à Cooxupé tinham colhido mais de 85% da safra.


A produção cafeeira na região, uma das principais produtoras de café do país, sofreu atrasos por causa das chuvas atípicas no começo do inverno, que prejudicaram também a qualidade. Mas agora a situação está mais favorável, com previsão de tempo bom até 30 de agosto, segundo a Cooxupé.


– Todos continuam empenhando todos os esforços para finalizar a colheita e avaliar a qualidade do café produzido – afirmou o superintendente de Desenvolvimento do Cooperado da Cooxupé, José Eduardo Santos Júnior, em nota.


Um executivo da Cooxupé afirmou à agência inglesa de notícias Reuters no início do mês que a cooperativa estava reduzindo a velocidade das vendas com o objetivo de averiguar a qualidade do café produzido.


A cooperativa reúne 12 mil produtores de café, a grande maioria deles pequenos e médios, atuando em sua maioria no sul de Minas Gerais.


A entidade previu anteriormente que a safra de seus cooperados atingirá cerca de 5 milhões de sacas em 2012/13, ou aproximadamente 10% da produção nacional, considerando a estimativa do Ministério da Agricultura.


A colheita da safra 2012/13 de café no Brasil, maior produtor e exportador global, havia sido realizada em 80% das áreas até o dia 9 de agosto, segundo a consultoria Safras & Mercado em relatório da semana passada.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.