29/09/2015
O município de Colatina, no Noroeste do estado, decretou situação de emergência na zona rural por causa da falta de chuvas. O córrego São João Pequeno está completamente seco e mais de 400 propriedades da região estão sendo prejudicadas.
Segundo o secretário Municipal de Agricultura, Ricardo Pretti, a média de chuvas em setembro ficou abaixo do normal.
“Nossa média histórica de precipitação gira em torno de 900 a 1100 mm. No ano passado nós já tivemos apenas 600 mm. Esse ano nós tivemos 302 mm”, disse o secretário.
Sem a chuva, a vegetação da região está completamente seca. Para quem precisa da terra para sobreviver, a seca traz ainda mais preocupação.
“Estamos em um período crítico porque agora começa o enchimento do grão do café e a planta vai precisar de água para que a produção não seja comprometida”, explicou o secretário.
O produtor rural Guilherme Giuberti tem medo que a seca prejudique ainda mais a produção do café. “Se não chover nos próximos dias, a tendência é perder esse café”, disse.
A prefeitura decretou situação de emergência na zona rural do município em virtude da falta de água. E enquanto não chove, foi firmado um acordo entre os produtores rurais e o Ministério Público.
“É uma medida que vai dar uma disciplinada no uso da água, principalmente nas cabeceiras, pra ver se essa água consegue chegar aqui em baixo”, explicou o secretário Pretti.
Do G1 ES, com informações da TV Gazeta