Certos cafezais são atacados em determinadas áreas, por uma cochinilha que se localiza nas raízes das plantas, sugando a seiva e causando o definhamento progressivo dos cafeeiros. É uma praga disseminada em todas as regiões cafeeiras do país.
Expondo-se as raízes do cafeeiro atacado, encontra-se, caso o agente do definhamento não seja outro, uma espécie de farinha branca, que reveste parcialmente as raízes. Examinando-se mais acuradamente o material, percebe-se as cochonilhas, que, no estado adulto, medem de 2.5 a 3 mm de comprimento por 1.5 a 2 mm de largura.
Sob a cerosidade branca que o recobre, a cor do inseto é rosada, ou ainda cinza-esverdeada. O inseto secreta um líquido açucarado que propicia o desenvolvimento de certos fungos. Esses fungos formam sobre as cochonilhas uma série de criptas coriáceas, de coloração amarelada ou cinza-escura e de aspecto muito característico. As criptas protegem o inseto do contato da terra e proporcionam um ambiente arejado.
É frequente, principalmente antes da formação das criptas, a existência de formigas, também atraídas pela secreção das cochonilhas.
Fonte: Tulha Agro Informações – www.tulha.com.br