A Cooperativa dos Produtores de Café e Leite (Cocatrel), localizada em Três Pontas/MG, lançou na EXPOCAFÉ 2010, a fase de sanidade do Programa 4C, projeto internacional que busca a criação de um código de conduta com ênfase na sustentabilidade, excluindo práticas inaceitáveis no campo e propiciando melhorias contínuas de boas práticas agrícolas.
Desde 2007, a Cocatrel é associada ao programa e, portanto, tem a obrigação de desenvolver projetos de sustentabilidade que são submetidos à avaliação de um comitê localizado na Alemanha, sede do Programa. \”Este ano trabalharemos a potabilidade da água\”, informa o engenheiro agrônomo Roberto Felicori, gerente técnico da Cocatrel. Segundo ele, a previsão é que sejam realizadas em torno de 700 análises de água em propriedades dos associados, além de 23 workshops e distribuição de cartilhas informativas sobre riscos, zoonoses e outros fatores que podem interferir na qualidade do café.
Do ponto de vista estratégico, O Programa 4C visa também garantir a oferta do produto e o atendimento da demanda por produtos com este enfoque e melhorar a imagem das empresas preocupadas com os fatores sócio-ambientais do processo produtivo.
O processo de adesão dos produtores, organizados em \”Unidades 4C\”, passa por uma auto-avaliação, seguida por verificações por amostragem conduzidas por organizações ou empresas externas e independentes ao processo produtivo, sem custo adicional ao produtor. O Código dispõe de um sistema prático de análise através de sinalização de cores (vermelho inaceitável, amarelo em desenvolvimento e verde ideal).
Os associados da Cocatrel já passaram por uma auditoria e, no final do ano passado, já receberam autorização para a comercialização de café 4C.