O projeto, que surgiu em 2019, transformou-se em uma referência de empoderamento feminino no agronegócio
A Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel) promoveu, no dia 05 de dezembro, no espaço Charneca, a premiação Melhores Cafés Cafeína Cocatrel Safra 2024/2025, um evento que celebrou a excelência e o protagonismo das cafeicultoras que integram o Grupo Cafeína.
O projeto, que surgiu em 2019, transformou-se em uma referência de empoderamento feminino no agronegócio, promovendo capacitação técnica, suporte emocional e acesso a mercados internacionais.
Durante o evento, que contou com a presença de cooperadas, parceiros e autoridades do setor, o Presidente do Conselho Administrativo da Cocatrel, Jacques Fagundes Miari, destacou a relevância das conquistas do grupo.
“Hoje estamos comemorando o fim do ciclo 2024 com novidades para o grupo de mulheres produtoras de café da cooperativa. Na SIC (Semana Internacional do Café), lançamos a nova embalagem do café Cafeína Cocatrel, criado para dar visibilidade ao grupo e à cooperativa, conectando consumidores nacionais ao café industrializado que já é exportado para mais de 30 países. Agora, damos mais um passo com o lançamento dos Melhores Cafés Cafeína Cocatrel 2024, que inclui os melhores cafés pontuados pela nossa equipe. Esses produtos, disponíveis em nossas cafeterias e loja on-line, garantem maior visibilidade às produtoras e parte do valor das vendas retornam diretamente para elas”.
O Grupo Cafeína é composto por mulheres que vêm assumindo posições de liderança em suas propriedades, reafirmando a força do trabalho coletivo. Em 2024, a iniciativa exportou aproximadamente 6.500 sacas de café para mercados como Inglaterra, França, Alemanha e África do Sul, consolidando o mercado inglês como principal comprador.
O dia foi marcado pela entrega de troféus às nove campeãs desta safra, celebradas por seus cafés de qualidade. Entre elas, Edna Maria Batista Mendes, que emocionou os presentes com sua fala.
“Estou muito feliz de estar aqui hoje. Ganhar esse prêmio é emocionante. É um trabalho muito esforçado, mas feito com amor pela família. Lá em casa, tudo é unido, e fico feliz em fazer parte da Cocatrel. Esse prêmio significa muito para mim.”
Além da premiação, o evento contou com depoimentos de líderes da cooperativa e apresentações artísticas, como a violinista Alessandra Abreu, que encantou o público.
Saibam quem são as produtoras premiadas:
O Grupo Cafeína segue ampliando sua atuação com núcleos em cidades como Nepomuceno, Ilicínea e Santana da Vargem. Interessadas em integrar esse movimento transformador podem entrar em contato pelo telefone (35) 3266-8200.
Mateus Freitas Cassimiro – Assessor de Imprensa Cocatrel
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura