Cocatrel alerta para impactos das condições climáticas na próxima safra cafeeira

A safra 2020 apresentou altas produtividades, sendo cerca de 30,3% superior a safra anterior no Sul de Minas, de acordo com o levantamento da CONAB.

Por: Thamiris Bandoni Pereira - Engenheira Agrônoma COCATREL

Como consequência desse incremento na produtividade, algumas lavouras apresentaram grande depauperamento. Em relação as condições climáticas, o ano de 2020 começou com chuvas regulares até o mês de março, sendo que após esse período foram registrados baixos e irregulares índices pluviométricos, muito inferiores a média histórica e o mês de setembro apresentou ainda, altas temperaturas. Temperaturas acima de 33°C, prejudicam a fotossíntese do cafeeiro, com isso a planta perde energia por meio da respiração, podendo ocorrer a queda de frutos e folhas.

Essas condições climáticas podem comprometer a produtividade da safra seguinte devido ao baixo pegamento da florada que ocorreu em meio a um período muito seco; a alta mortalidade de raízes principalmente em lavouras mais novas e que apresentavam bom potencial para o próximo ano e terão suas produtividades comprometidas; o ataque de pragas, como o bicho-mineiro e ainda áreas que teriam produtividades médias de 20 a 25 sacas por ha, porém devido às condições climáticas, tiveram suas produtividades comprometidas levando os produtores a optarem pelo esqueletamento.

Como consequência, o departamento técnico da COCATREL reforça que impactos negativos devido as condições climáticas poderão comprometer a próxima safra, sendo que as lavouras podem apresentar danos de maior ou menor intensidade, de acordo com alguns fatores, como: presença de matéria orgânica e cobertura do solo, tipo de solo, manejo nutricional do cafeeiro, idade da lavoura, ocorrência de pragas como bicho-mineiro, entre outros.

Neste contexto, verificamos que a safra 2021 que será de bienalidade baixa, poderá ainda sofrer as consequências desses fatores climáticos acima relacionados e a safra 2022 poderá sofrer reduções de produção devido ao menor crescimento vegetativo. Essas consequências serão de maior ou menor magnitude de acordo com o dia de retorno e regularidade das chuvas, por isso a importância dos próximos dias para o desenho das próximas safras de café na região Sul de Minas Gerais.

Elaboração: Thamiris Bandoni Pereira – Engenheira Agrônoma COCATREL

Colaboração: Departamento técnico da COCATREL

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.