COCARI: Cinco unidades armazenadoras são certificadas

Entre os dias 15 e 21 de dezembro, cinco unidades armazenadoras da Cocari, cooperativa com sede em Mandaguari, Noroeste do Estado, passaram por auditoria de certificação

25 de janeiro de 2011 | Sem comentários Comércio Cooperativas

São elas: Borrazópolis; Cruzmaltina I; Faxinal; Marilândia do Sul; e Placa Luar. As auditorias foram realizadas pela empresa IGCERT – Serviços Administrativos Ltda., organismo de certificação creditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Dedicação e comprometimento – O gerente da Divisão Operacional, Geraldo Semensato, destacou a importância da certificação. \”O processo de certificação das cinco unidades armazenadoras representa mais um passo no processo de consolidação da qualidade de produtos armazenados nas unidades da Cocari\”, diz, apontando os colaboradores como peças chave no processo. \”O empenho, dedicação, comprometimento e profissionalismo de toda a equipe na condução dos trabalhos foram fundamentais para que obtivéssemos êxito neste processo\”, declarou. \”Meus sinceros agradecimentos a toda equipe de colaboradores, que não mediram esforços e se empenharam ao máximo para que a Cocari alcançasse mais este objetivo\”, reforçou.

Mobilização – A implementação do sistema de certificação pressupõe um novo padrão de unidades armazenadoras, no tocante a equipamentos, processos e qualificação de pessoal, proporcionando ao setor mais transparência, eficiência e credibilidade. Isso, segundo a gerente da regional Marilândia do Sul, Sônia Maria Argenton Abdul Rahman, possibilita minimizar as perdas com produtos, sejam elas quantitativas ou qualitativas.

Mudança cultural – Para Sônia, a higiene, limpeza e organização são os principais requisitos e a maior dificuldade é a mudança cultural. Diante de mercados globalizados e do aumento da competitividade, as relações comerciais estão cada vez mais rigorosas quanto aos padrões de qualidade dos produtos que se adquire. \”O processo de certificação auxilia na redução das fragilidades quanto ao manuseio, guarda e conservação da produção\”. Na visão de Sônia, a conquista da certificação significa dizer que a unidade possui competência técnica e operacional e que os procedimentos de armazenagem estão em conformidade com a Lei. \”Com isso, ganha a cooperativa, colaboradores, cooperados e consumidores, ou seja, toda a cadeia de relacionamento.\”

Busca pela qualidade – Na avaliação de Claudemir Aparecido Simões Rodrigues, gerente da regional Kaloré, na qual Borrazópolis está inserida, o processo de certificação das unidades armazenadoras da Cocari coloca a cooperativa em acordo com a Lei 9.973 e deixa clara a preocupação com a qualidade do atendimento aos seus cooperados e a qualidade dos grãos armazenados que chegarão até as mesas dos consumidores. \”O empenho dos colaboradores reflete a posição da Diretoria em prestar o melhor serviço a clientes e cooperados\”, diz.
Desafio – O gerente afirma que a busca pela certificação foi um desafio. \”Em Borrazópolis, o entreposto recebeu a notícia de que seria uma das primeiras unidades a buscar a certificação como um desafio, que abraçou, como uma oportunidade para demonstrar que a busca pela qualidade tem que ser constante\”, declara. \”Com muito empenho e comprometimento, nos preparamos e temos convicção de que a unidade de Borrazópolis mostrou estar pronta para ser uma unidade certificada para armazenagem de grãos em conformidade com a Lei\”, conclui Simões Rodrigues.

Competitividade – Márcia Regina Alviano Caetano é gerente da regional São Pedro do Ivaí, da qual faz parte o entreposto de Placa Luar. Para ela, a certificação significa estar atualizado ante as exigências do mercado. \”A empresa, para ser competitiva, tem que se adequar, tanto no que diz respeito à estrutura, equipe, produto, quanto na sua postura social e frente ao meio ambiente. A empresa tem que oferecer produtos de qualidade, mas, principalmente, ser um diferencial na sua região,\” analisa. A Cocari sempre foi um diferencial em sua região e hoje é uma das pioneiras na certificação de unidades. \”Nós, colaboradores, nos sentimos muito valorizados em fazer parte desse processo, tanto na questão de participação quanto no resultado que estamos obtendo, pois a qualidade envolve tudo e todos, e com isso, todos nós ganhamos\”, ressalta Márcia.

Armazenagem segura – Responsável por duas das unidades certificadas – Cruzmaltina e Faxinal – Edson Fagundes do Couto, gerente da regional Cruzmaltina, salienta que a certificação é de suma importância para a Cocari. \”Estamos dentro dos padrões de armazenamento de cereais exigidos por órgãos federais e estaduais, como Conab e outros de igual importância. A Cocari, mais uma vez, mostra preocupação com os produtos que recebe de seus cooperados e clientes e faz uma armazenagem com segurança, pois, com essa certificação, seus produtos estão prontos, a qualquer momento, para serem comercializados no Brasil, assim como para exportação para países como China, Estados Unidos e toda a Europa\”, ressalta.

Caminho certo – Couto afirma ainda que a certificação também mostra que a cooperativa está no caminho certo. ‘‘Acabamos de certificar cinco unidades e já estamos preparados para certificar outras nos próximos anos\”, complementa o gerente, destacando que a Cocari investe cada vez mais na infraestrutura, equipamentos e tecnologia de suas unidades. \”Parabenizo a todos os envolvidos, pois a certificação de nossas unidades mostra o nosso trabalho com credibilidade, transmite a confiança no que fazemos e que juntos conseguiremos muito mais. Parabéns a Cocari\”, finaliza Couto.

Metodologia – Os métodos adotados para as auditorias foram entrevistas com os colaboradores, avaliação de manuais operacionais e registros comprobatórios, além de observação da estrutura, equipamentos e condições da área de armazenagem. Foi evidenciada a conformidade com todos os requisitos obrigatórios, sendo recomendada a certificação das cinco unidades.
Pioneirismo – A Cocari é uma das primeiras empresas da região a obter a certificação e o nível de qualidade encontrado nas cinco unidades foi bastante elogiado pelo auditor, que destacou como pontos fortes o comprometimento dos colaboradores; organização e limpeza das unidades; transparência e honestidade de todos; preocupação e cuidados com a segurança no trabalho; existência de manuais operacionais completos e detalhados para os processos de armazenagem e segurança no trabalho.

Referência – Segundo o auditor, com o processo de certificação, a Cocari passa a ser referência para as demais empresas da região, o que vem coroar os trabalhos de melhoria contínua que vêm sendo executados na Cocari ao longo dos últimos anos, em especial nas modernizações das unidades da cooperativa e melhoria dos processos de armazenagem e segurança no trabalho.


Fonte: Portal do Agronegócio



 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.