Cocamar realiza concurso Qualidade de Café

Por: Tribuna News Norte do Paraná

 Produtores têm até 10 de agosto para confirmar inscrição
 
De: Agência Flamma 
 
Região da cooperativa tem 7,2 mil hectares plantados em cafezais 

Cafeicultores cooperados da Cocamar têm até o dia 10 de agosto para inscreverem-se na segunda edição do Concurso Qualidade de Café, safra 2008/09, promovido pela cooperativa.


Segundo a organização, uma pré-seleção será realizada no dia 15 daquele mês, com prova final no dia 19. A divulgação dos cinco primeiros colocados está programada para o dia 21 em local ainda a ser definido. Como premiação os produtores vão receber, pelos seus lotes de café, o preço base de fechamento da cotação da BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros) com vencimento em setembro/2008 do dia anterior à premiação, acrescido de 40%, 15% e 10%, respectivamente, para o primeiro, segundo e terceiro lugares. O quarto e o quinto colocados recebem o valor da cotação da BM&F sem acréscimos.


POTENCIAL – Segundo informou o gerente comercial de café da Cocamar, Adenir Fernandes Volpato, o Gabarito, o objetivo do concurso é estimular os produtores a investirem em qualidade e produtividade. “Temos um potencial muito grande ainda a ser alcançado”, explicou, lembrando que há 7,2 mil hectares plantados com cafezais na região da cooperativa. Hoje, diferente de outras épocas, o café é uma das alternativas que compõem um projeto de diversificação das propriedades.


Segundo ele, o Norte do Paraná oferece condições para que os produtores obtenham um café de alta qualidade. Há dois anos, recordou, a região produziu cafés que foram premiados em concursos nacionais de qualidade. Por outro lado, há muito ainda a avançar em produtividade: a média é considerada baixa, ao redor de 15 sacas beneficiadas por hectare, quando poderia ser pelo menos o dobro com um melhor gerenciamento e padrão tecnológico.


O vencedor da primeira edição do concurso, em 2007, foi o produtor Hilário Luvizotto, de Mandaguaçu, que obteve uma média entre 38 a 40 sacas beneficiadas por hectare. A premiação aconteceu em Cianorte, no entreposto da Cocamar, com a presença de centenas de cafeicultores, dirigentes da cooperativa e também do diretor de café da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Luiz Haffers.
 
 
   

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.