Uma política de comercialização adotada pela Cocamar possibilita ao cafeicultor mais flexibilidade e conforto na hora de vender o seu produto
Se, eventualmente, ele não se interessa pela cotação do dia que está publicada no quadro, pode fazer uma opção de venda pelo preço que desejar e até quando seria possível esperar. Se o mercado atingir o nível de preço pretendido no tempo previamente combinado, a comercialização é feita automaticamente, explica o gerente comercial de Café da cooperativa, Adenir Fernandes Volpato, o Gabarito. \”Isto proporciona comodidade ao agricultor, que não precisa preocupar-se em conhecer todos os dias a variação das cotações para tomar a decisão de vender\”, acrescenta.
Venda futura – Outra política de comercialização que o produtor pode utilizar na cooperativa é a venda futura do seu café. Ao fazer a aquisição de insumos para a safra a ser colhida no ano seguinte, ele tem a possibilidade de projetar para a época do vencimento do seu compromisso, que geralmente se dá após a colheita, a quantidade de quilos do produto que vai precisar para pagar a conta. O sistema é vantajoso também, segundo Gabarito, porque essa venda vai acontecer fora do período de safra e, portanto, podendo assegurar preços melhores, já livres de uma eventual pressão baixista, normal durante a colheita.