Coca-Cola lança no Japão blend de café criado pela Ipanema Coffees

21 de outubro de 2007 | Sem comentários Consumo Torrefação
Por: Revista Fator

 




No ano em que comemora 50 anos de atividades no Japão, a Coca-Cola Company lança um novo produto totalmente desenvolvido no Brasil. Trata-se do ‘ready-to-drink’ Geo rgia Vintage, criado pela Ipanema Coffees, uma das maiores empresas produtoras de cafés especiais do mundo. O Georgia Vintage é um café em lata, para ser tomado quente ou gelado, e já está à disposição em mais de 1 milhão de vending machines espalhados naquele país. Ao todo, serão produzidos mais de 300 milhões de latas, o que confirma o fato de a divisão de café, no Japão, ser maior que a de refrigerantes.


O Vintage é feito com grãos de café arábica natural, mantidos em coco (com a casca) por um período prolongado e em completo repouso, em tulhas de madeira, o que é um conceito de armazenagem diferenciado. Durante esse período, são retiradas semanalmente amostras de café de cada uma das tulhas, para prova e avaliação da evolução tanto da doçura quanto do corpo, até que atinja o nível desejado.


“Este é um blend especial de café, elaborado dentro de um processo que se assemelha ao dos vinhos ‘vintages’, que são produzidos de uma safra excepcional; ficam envelhecendo em tonel de um a três anos, e que necessitam de muitos anos de guarda para atingir a sua plenitude. No caso do Georgia Vintage, esse maior período de descanso permitiu que os cafés pudessem desenvolver e melhorar a doçura, a acidez e o corpo característico dos cafés naturais. Isso porque os açúcares que estão em volta da polpa continuam migrando para dentro do grão, aumentando a doçura e criando um sabor que lembra caramelo e que enriquece a bebida final”, diz Washington Rodrigues, presidente da Ipanema Coffees.


A conceituação e o desenvolvimento do produto foram feitos a quatro mãos: pela Ipanema e a Coca-Cola. Participou também a Mitsubishi Corporation, empresa que fornece café para a multinacional americana. Foram dois anos de pesquisas, análises e milhares de provas e seções de degustação realizadas pelos profissionais na Fazenda Conquista, em Alfenas (MG), uma das três propriedades que integram a Ipanema Coffees. Nesse período de estudos, foram inúmeras as visitas dos profissionais da Coca-Cola à fazenda, incluindo uma equipe que filmou os cafezais e colheu depoimentos para colocar no site de lançamento do Georgia Vintage ( http://www.georgia.jp/product/vintagelabel/index.html ).


O Georgia Vintage dá prosseguimento a uma parceria entre a Ipanema e a Coca-Cola iniciada em 1997, quando foi lançada no mercado japonês a marca “Ipanema Blend – Signature Georgia”. Esta foi a primeira vez que uma marca de café em lata foi vinculada ao nome da empresa fornecedora. Primeiro café pronto para beber do mercado japonês, o Georgia foi lançado em 1975 e hoje conta com 17 sabores.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.