O Comitê de Sustentabilidade tem o desafio de desenvolver uma pauta de ações sobre o tema e apoiar a comunicação da realidade diferenciada dos produtores brasileiros ao mundo.
Com o intuito de trazer uma cafeicultura mais competitiva, sustentável e integrada, o Conselho Nacional do Café (CNC) determinou alguns Comitês para o desenvolvimento de ações em áreas estratégicas para a produção cafeeira do Brasil: sustentabilidade, pesquisa & tecnologias, estatísticas e comunicação.
O Comitê de Sustentabilidade tem o desafio de desenvolver uma pauta de ações sobre o tema e apoiar a comunicação da realidade diferenciada dos produtores brasileiros ao mundo. A coordenação desses trabalhos está a cargo do gerente de Sustentabilidade Socioambiental da Cooperativa dos Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé), Alexandre Vieira Costa Monteiro.
Para abordar questões relacionadas à competitividade da cafeicultura brasileira, com soluções tecnológicas inovadoras para a redução de custos, ampliação da renda e facilitação do acesso ao mercado, o Comitê de Pesquisa & Tecnologias buscará aproximação com o Consórcio Pesquisa Café. Os membros do Comitê elegeram o gerente de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, Mário Ferraz de Araújo, para coordenar os trabalhos.
Na última quarta-feira (14), foi instalado o Comitê de Estatísticas, que trabalhará em proximidade com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a obtenção de avanços na transparência e na credibilidade nos números da safra brasileira de café, além de outras informações estratégicas, como custos de produção. Os membros do Comitê elegeram como coordenador o Superintendente Comercial da Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec), Ricardo Lima.
O presidente do CNC, Silas Brasileiro, reforça que o trabalho dos comitês fortalecerá a intercooperação entre os membros do Conselho, favorecendo a organização setorial da cafeicultura e o avanço de pautas prioritárias e mútuas. “Conforme as diretrizes do CNC, o foco dos Comitês será a busca de mais renda para os produtores, que são a base de sustentação de toda a cadeia produtiva”, acrescenta.
No dia 27 de abril, o CNC criará seu comitê de Comunicação, concluindo a primeira fase de implantação do seu planejamento estratégico. “Nosso objetivo, com este Comitê, será aproximar o CNC dos produtores, através de uma comunicação mais assertiva e clara sobre os trabalhos que o Conselho desenvolve para buscar mais renda e ampliar a competitividade da cafeicultura brasileira”, conclui Silas Brasileiro.