fonte: Cepea

CNA defende acesso aos fundos do Funcafé para pequenos produtores

8 de abril de 2025 | Sem comentários Produção

Por CNA

A Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, na última quarta-feira (02), uma série de encontros em Brasília para discutir temas estratégicos para a cafeicultura nacional, como o acesso aos recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para pequenos e médios produtores e a modernização do fundo.

Um dos compromissos foi a reunião com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, que teve como pauta principal a abertura dos recursos do Funcafé para cafeicultores familiares. O vice-presidente da Comissão, Ademar Pereira, e o assessor técnico Carlos Eduardo Meirelles, reforçaram a necessidade de revisão das regras atuais e a importância do crédito como ferramenta essencial para a garantia da competitividade do setor.

A Comissão também esteve com o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Guilherme Campos, para discutir a conjuntura de preços do café e apresentar os avanços dos Grupos de Trabalho do CDPC sobre o mapeamento do parque cafeeiro do Brasil, o levantamento de safras e o reposicionamento da marca Cafés do Brasil. No encontro, a CNA reforçou a necessidade de modernização do Funcafé.

Também participaram da reunião no Mapa representantes do setor privado do Conselho Deliberativo de Política do Café (CDPC) e do governo federal. Segundo a CNA, algumas regras do Manual de Crédito Rural impossibilitam que cafeicultores que acessam recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) possam também acessar os recursos do Funcafé.

“Essa limitação compromete o financiamento da atividade e restringe as opções de crédito para esses produtores, que representam mais de 80% do setor cafeeiro”, explicou Pereira.

A CNA tem atuado para reverter essa situação por meio de uma articulação técnica e política junto ao Mapa e ao MDA para garantir esse acesso, o que ampliaria as oportunidades de financiamento, fortalecendo a competitividade da cafeicultura brasileira.

“O acesso ao Funcafé é essencial para a sustentabilidade do setor. Os cafeicultores familiares e médios produtores precisam de mais opções de crédito para investir em tecnologia, qualidade e eficiência produtiva. Trabalhamos em parceria com o governo para eliminar essas barreiras e garantir que os recursos do Funcafé sejam acessíveis a todos os produtores que necessitam”, disse o vice-presidente da Comissão.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.