Mudança pode prorrogar o prazo de 30 de junho para 30 de setembro deste ano
O CMN (Conselho Monetário Nacional) pode alterar nesta terça-feira (30) o prazo para a data de liquidação dos juros inadimplentes do produtor rural do Pesa (Programa Especial de Saneamento de Ativos).
A expectativa é do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) e foi expressa em seu site nesta terça (30). Segundo a assessoria técnica do deputado, a alteração do prazo final deve ser feita de 30 de junho para 30 de setembro deste ano, acompanhando a alteração das datas para o pagamento da primeira parcela dos passivos inscritos em DAU (Dívida Ativa da União), segundo publicado nesta terça (30) no Diário Oficial da União.
Conforme explicaram à Agência Estado assessores de Heinze, a linha divisória entre as duas dívidas é muito tênue. “Trata-se quase de operações casadas”, ilustrou um assessor, explicando que, para pagar o juro inadimplente do Pesa, o produtor obrigatoriamente precisa saldar a dívida ativa com a União. Daí a expectativa de que o CMN deva prorrogar o prazo também no caso do Pesa.