Clube XV completa 137 anos de história

Por: A Tribuna Digital

Clube XV completa 137 anos de história


Da Reportagem



 


  Em meados de 1869, ano em que Santos era uma pequena cidade restrita à região central, uma discussão em uma assembléia da Sociedade Santista Carnavalesca marcou o início da história de um clube social que, no decorrer dos anos seguintes, se transformaria em um legado da Cidade.
  Da repentina rebeldia dos 15 integrantes da sociedade, que resolveram fundar uma agremiação independente, nasceu em alguns dias o Clube XV. ‘‘Eles deram o nome de Clube dos XV, mas no dia seguinte acharam que restringiria o número de associados’’, contou a atual diretora cultural, Alzira Esteves de Mattos, sócia há 20 anos.
  O clube, que completa hoje 137 anos de história e é considerado um dos mais antigos do País, foi fundado com o único objetivo de promover desfiles de Carnaval em Santos. Mas, em pouco tempo, passou a ter presença marcante no Município. Principalmente porque logo nos primeiros anos, o clube promovia diversos eventos sociais, além do Carnaval.
  ‘‘Eram encontros e jogos familiares. O clube sempre foi muito voltado para a família. Depois, passou a ter vida cultural também, com grupos de dança e teatro’’.
  O corpo associativo do XV era basicamente formado pela classe alta e por intelectuais da Cidade. Por lá, passaram grandes nomes que ajudaram a construir a história do País. Neste grupo estão o poeta e político Vicente de Carvalho, que chegou a ser diretor do clube, o também poeta Martins Fontes, o ex-governador de São Paulo Mário Covas e o ex-diretor-presidente de A Tribuna, Giusfredo Santini — presidente por duas gestões —, além de Henrique Porchat e Mathias Casemiro Costa, ex-presidente do clube, que deu nome à atual Vila Mathias.
  Depois de 20 anos de fundação, o Clube XV participou ativamente pela primeira vez de um fato histórico de importância nacional: a abolição dos escravos. ‘‘Em 1886, os diretores fizeram um baile no Carnaval e toda a renda foi revertida para a compra de cartas para alforria dos escravos’’.
  O clube também foi um dos pontos em que houve grande comemoração dos abolicionistas pela decretação da Lei Áurea. No início do século, passou a ser um espaço frequentado por grandes empresários do café. ‘‘Havia muita discussão política. O pessoal saía da Bolsa Oficial e ía tomar café no Clube XV’’, lembra Alzira.

Apogeu
  A partir de 1934, em sua sétima sede, em um prédio localizado na esquina da Avenida Presidente Wilson e Rua Marcílio Dias, o clube teve seu período de maior ascensão. ‘‘As festas eram grandiosas e os sócios não pagavam um tostão. Quem pagava tudo eram os empresários do café’’. Eles doavam sacas de café e a venda do produto cobria os gastos das comemorações.
  Nesta época, a biblioteca da sede recebia grupos de pessoas que tomavam café após o jantar e discutiam as notícias de política e as cotações da bolsa. ‘‘Os maiores eventos culturais também eram realizados dentro do XV’’.
  O centenário foi marcado pela construção da oitava sede, que ocupava uma quadra inteira, em frente à praia, na esquina com o Canal 3. Mas a grandiosidade do projeto acabou levando o clube a entrar em um período de dívidas.
  O atual presidente da agremiação, Jorge Guedes Monte Alegre Filho, acredita que outro fator contribuiu para diminuir o número de sócios do clube. ‘‘O convívio familiar era o que predominava até os anos 60 e 70. Daí em diante, os jovens passaram a preferir boates e discotecas e isso afugentou o quadro de novos sócios’’, explica.
  Em 1994, eram somente 710 sócios, dos quais 680 remidos, isentos do pagamento da mensalidade.

Retomada
  A agremiação deu a volta por cima e entra em alguns meses em nova fase de sua história. Hoje, o presidente do XV contabiliza 250 associados contribuintes. A recuperação foi possível por conta de um acordo com o Grupo Accor, interessado no terreno da agremiação. Em 2001, o clube foi para uma sede provisória e, ainda este ano, passará a ocupar dois andares dos prédios construídos pelo grupo hoteleiro.
  A agremiação terá piscina semi-olímpica, aulas de hidroginástica, salão de festas, carteado, sala de musculação, piano bar, salão de snooker, biblioteca, entre outros atrativos



 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.