São Paulo, 4 – A massa de ar polar que está na Região Sudeste derrubou as temperaturas. As áreas produtoras de café, no entanto, estão livres do risco de geadas, conforme informações do meteorologista Celso Oliveira, da Somar. Segundo ele, “o cafeicultor pode ficar tranqüilo”.
A próxima madrugada deve continuar fria. Geadas estão previstas em áreas altas, como a Serra da Mantiqueira e Sul de Minas, na região de Poços de Caldas. “Mas o fenômeno será observado fora da área com lavoura de café”, ressalta o meteorologista. Ainda no Sul de Minas, na localidade de Machado, a mínima na próxima madrugada deve alcançar entre 4 e 5 graus.
Oliveira explica, porém, que, como os cafezais são adensados, o risco de danos é quase nulo. Ele pondera que pés de café novos são mais suscetíveis ao frio, mas também não deve ocorrer estragos. “O que pode acontecer é uma redução do nível de metabolismo das plantas”.
Bloqueio atmosférico
Passada essa massa de ar polar, a partir da próxima quarta ou Quinta-feira, a tendência é o clima esquentar nas regiões produtoras de café. “Haverá um bloqueio atmosférico, fazendo com que o frio fique concentrado na Argentina, com chuvas ocasionais no Sul do Brasil”, explica Oliveira. As áreas produtoras de café ficarão livres do risco de geadas pelo menos nos próximos 20 dias. “Vai ser uma espécie de veranico, até com temperaturas elevadas para esta época do ano”, conclui.