Clima permanece favorável à produção de café, segundo a Somar

Por: Valor Econômico

Por Carine Ferreira –  Valor


São Paulo: As chuvas que vêm ocorrendo de forma regular e até mesmo acima da média sobre as regiões cafeeiras de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Espírito Santo, mantêm os solos com níveis adequados de umidade, permitindo o bom desenvolvimento das plantas e dos grãos, conforme boletim semanal divulgado pela Somar Meteorologia.


Noventa por cento dos grãos de café estão em fase de granação (quando há formação dos grãos) e as condições climáticas são favoráveis para que os grãos ganhem massa e, consequentemente, haja um bom percentual de grãos de peneira mais alta (dimensão determinada pelo tamanho dos furos das peneiras por onde o café é capaz de passar).


Ao mesmo tempo, dias ensolarados intercalados com chuvas permitem a ocorrência de doenças, como a ferrugem, o que obriga mais pulverizações de defensivos, aumentando os custos de produção em um cenário de preços baixos.


Há previsão de mais chuvas sobre todas as regiões produtoras. Os maiores volumes serão observados sobre Minas Gerais e Espírito Santo. Ao longo dos próximos dias, uma massa de ar polar irá avançar sobre o Sudeste. As temperaturas mínimas deverão oscilar entre 12 e 15 graus nos próximos dias, propícias para o desenvolvimento e maturação dos grãos. Assim, as condições vão se manter inalteradas, favoráveis à manutenção da umidade do solo e ao desenvolvimento das plantas.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.