10/07/2013
A paralisação das chuvas permitiu a retomada dos trabalhos de colheita do café e secagem dos grãos nos últimos dias em várias regiões produtoras do país, segundo boletim semanal da Somar Meteorologia
De acordo com a Somar, a falta de mão de obra para realização da colheita vem reduzindo os percentuais de área colhida,tanto em São Paulo quanto em Minas Gerais, em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, também prejudica a qualidade do produto, já que os grãos afetados pelas chuvas (seja pela aceleração de sua maturação ou queda prematura provocada pela chuva ou ventos) ainda não foram colhidos. E quanto mais o tempo passa, pior fica a qualidade destes grãos.
Por outro lado, as chuvas permitiram a manutenção da umidade do solo e vão favorecer o desenvolvimento da planta para a próxima safra (2014/15).
As temperaturas seguem mais baixas, mas sem prejudicar a maturação dos grãos. A tendência é que os processos de fermentação do grão sejam mais lentos, proporcionando uma melhora na qualidade da bebida.
Para os próximos dez dias não há indicativos de geadas nas regiões produtoras de café do Sudeste, segundo a Somar. Uma massa de ar seco cobre a região central do Brasil, impedindo o avanço de frentes frias e massas de ar polar. Também não há previsão de chuvas.