Clima é bom para colheita de cana e café

3 de setembro de 2008 | Sem comentários Mercado Previsão do Tempo
Por: O ESTADO DE S. PAULO

Tempo favorável já anima produtores, que esperam recuperar o atraso ocorrido no início da safra


Fábio Marin


Agosto terminou com tempo seco e temperatura em elevação. Mas na sexta-feira uma frente fria chegou ao Estado de São Paulo, baixando a temperatura e trazendo vento e chuva fraca para boa parte do Estado. A estiagem agrícola – período sem chuvas acima de 10 milímetros -, porém, continua e já se aproxima de 30 dias, causando queda da umidade relativa do ar e risco de incêndios florestais.


A umidade do solo caiu ao longo do período, tornando a condição crítica para os pomares de frutíferas sem irrigação, os canaviais e as pastagens na maioria das regiões. O manejo do solo também está prejudicado pela baixa umidade do solo. Apenas no Vale do Ribeira o armazenamento hídrico está acima de 50% da capacidade máxima, assegurando condições mínimas para o desenvolvimento das lavouras de chá, mas exigindo suplementação hídrica nas áreas de produção de maracujá e banana.


Em Jales, Mogi das Cruzes e Guaíra, onde a irrigação é muito utilizada nas videiras, hortas e áreas de produção de feijão e milho, a demanda por água é intensa por causa da elevação das taxas de evapotranspiração, conseqüência do vento e da baixa umidade do ar. A condição para a colheita, contudo, é favorável desde o início de julho, permitindo que os produtores de cana-de-açúcar recuperassem o atraso do início da safra.


Nos cafezais a colheita segue em ritmo intenso, permitindo que os produtores tenham boas condições para os trabalhos de derriça, transporte e secagem dos grãos. A expectativa é que a boa produtividade deste ano compense as perdas devidas ao câmbio e à elevação nos custos de produção.


A colheita também segue com boa eficiência nas lavouras de alcachofra de Piedade; de morango em Atibaia e Jarinu; de aveia e trigo em Itapetininga, Itapeva e Taquarivaí; de chuchu em Amparo; da laranja em Taquaritinga e Itápolis; da banana em Iguape, Registro e Pariquera-Açu.


O mês de setembro marca o início da primavera e a previsão climática indica que o período terá temperatura um pouco acima do normal, com volume de chuvas próximo da média histórica. Assim, a expectativa é a de que a estação chuvosa chegue apenas na segunda quinzena de outubro.


*Fábio Marin é pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária. Para mais informações sobre tempo e clima, acesse www.agritempo.gov.br


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.