Clima afeta tamanho dos grãos na região da Coopinhal

2 de junho de 2015 | Sem comentários Comércio Cooperativas
Por: CaféPoint

Por Thais Fernandes


No Estado de São Paulo, a temperatura cai e na faixa oeste pode haver pancadas de chuva neste dia 2 de junho. As recentes chuvas registradas no Sudeste do País trouxeram o temor de que a qualidade da produção cafeeira fosse afetada. A Coopinhal – Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Pinhal, que possui em seu quadro social 526 cooperados, distribuídos entre nove municípios, no entanto, ainda tem avaliado mais efeitos da seca do início do ano do que das recentes chuvas.


Expectativa de safra

Com relação à expectativa do que poderia ser colhido este ano, a Coopinhal considera que terá queda entre 20 a 25% do esperado. “Aguardamos cerca de 100 mil sacas para safra 2015/2016”, informa o agrônomo da Cooperativa, Celso Scanavachi. No entanto, quando a produção deste ano é avaliada em relação ao ano passado, a Cooperativa vê uma melhora na ordem de 20%.


Entre os motivos para a safra 2015/2016 não atender a expectativa traçada pela Cooperativa está uma queixa frequentes durante a colheita da safra 2014/2015, os grãos chochos.


Na safra deste ano, a falta de chuvas em dezembro de 2014 e janeiro de 2015 também trouxe prejuízo à granação, agindo na chamada castanha do café. “O café não estava totalmente granado em fevereiro, mas a chuva que veio neste mês formou casca. O resultado é que não houve chochamento igual ao ano passado, mas o café está dando peneira abaixo, até 17”, conta o agrônomo, que explica que a diferença aparece após o beneficiamento, quando a água que se formou na casca é retirada do grão.


Chuvas

A colheita nos municípios que integram a Coopinhal teve início há cerca de 20 dias, coincidindo com um período de chuvas. “Talvez as chuvas no início da colheita possam prejudicar a qualidade do café. Por outro lado, elas estão ajudando a reverter o déficit hídrico no solo local”, aponta Scanavachi.


Até agora, a qualidade dos grãos colhidos na região está atendendo a expectativa de uma bebida boa, mas há muitos grãos verdes nas árvores. “Ainda estamos em início de colheita, então sempre dá um percentual de catação um pouco mais alto”, explica Scanavachi, que orienta os produtores a esperarem o máximo possível para colher.

Ainda assim, os cafeicultores se mantêm atentos às mudanças no clima. “Pode ser que as próximas chuvas derrubem café. Esse seria um problema, já que aproveitando que está dando muita cereja, o pessoal têm feito um café de qualidade mais alta”.

Na primeira semana de junho, a previsão é de que as chuvas dêem lugar a queda de temperatura. “O café da safra deste não será prejudicado ainda, mas este frio pode acarretar problemas para a safra do ano que vem”, afirma o engenheiro agrônomo da Cooperativa, Celso Scanavachi.


Previsão do tempo

No município de Espírito Santo do Pinhal (SP), a temperatura nesta terça-feira (2/6) deve variar entre 14 °C e 21 °C, segundo a Climatempo, e espera-se chuva durante o dia e a noite.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.