Este ano, o evento irá contar com a presença de José Braz Matiello, pesquisador da Fundação Procafé.
Nos dias 11 e 12 de março, a Coopercam irá realizar a nona edição do Circuito de Tecnologia, que tem o objetivo de levar aos cafeicultores as novidades do setor cafeeiro.
O engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal de Viçosa e com mais de 50 anos de atuação na cafeicultura, irá abordar o tema “Adubação Racional”. De acordo com Matiello, a adubação é uma das práticas mais importantes na lavoura cafeeira, pois influencia diretamente na produtividade. Além disso, para o pesquisador, é “significativa, também, sobre o custo de produção, pois representa cerca de 20% das despesas anuais com o custeio da lavoura”.
Dessa forma, Matiello defende uma integração da adubação com as demais práticas na lavoura para que haja equilíbrio na produção cafeeira. “Em um momento em que os fertilizantes têm um peso muito grande nos custos, é fundamental que os cafeicultores/cooperados tenha conhecimentos que possam ajudá-lo a ter uma adubação menos onerosa, mas eficaz. E para se ter eficiência, o equilíbrio nutricional é muito importante no manejo de doenças”, explica André Luis Silveira Oliveira, do Departamento Técnico da Coopercam.
José Braz Matiello
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa, possui 52 anos de atuação em cafeicultura no IBC, no Ministério da Agricultura e na Fundação Procafé, onde atua como pesquisador e difusor de tecnologia. Possui dezenas de livros e mais de 2 mil trabalhos de pesquisa publicados. Também é criador de diversas variedades de café. Criou e coordenou o Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras por 45 edições.
Serviço
Evento: Circuito de Tecnologia 2020
Data: 10 e 11 de março de 2020
Horário: 12h 30
Local: Campo Grande Municipal – Campos Gerais/MG
Informações: Departamento Técnico Comercial – (35) 3853-0320