Cidinho Santos alerta para estrangulamento do setor de logística no Brasil

Por: AGÊNCIA SENADO

13/09/2012

O senador Cidinho Santos (PR-MT) fez um alerta em Plenário, nesta quinta-feira (13), sobre o estrangulamento do setor de logística no Brasil. O parlamentar criticou o esgotamento das malhas rodoviária e ferroviária e responsabilizou a paralisação dos portuários pelas dificuldades no escoamento da safra de GRÃOS brasileira, que deve chegar a 170 milhões de toneladas em 2012.


Segundo observou, a falta de caminhões disponíveis está impedindo o transporte da safra de 40 milhões de toneladas de GRÃOS do Mato Grosso para outras regiões do país. Problemas na armazenagem também contribuem para agravar esse quadro, como acrescentou.


Em relação aos portos, Cidinho Santos aguarda o lançamento pelo governo federal, ainda em setembro, de um pacote de medidas inspirado em iniciativas adotadas nos portos europeus.


– Lá, como se sabe, o setor portuário é operado pela iniciativa privada, muito embora seja o poder público que organiza, gerencia e planeja a área – comentou.


Cidinho Santos acredita que o pacote portuário pode enfrentar resistência entre os sindicatos da categoria. Mas adverte que, “enquanto os portuários se prendem aos anacronismos trabalhistas da Lei de Modernização dos Portos, promulgada em 1983, a economia brasileira vai escorregando ladeira abaixo em decorrência dos gargalos burocráticos que rejeitam a competência e a competitividade do mercado”.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.