CIDADES DO VALE HISTÓRICO ELEGERÃO MASCOTE

10/11/2006 18:11:16 –

Por: MAXPRESS

Personagem será representante do Circuito Turístico desenvolvido na região em suas ações de divulgação e cidadania


As seis cidades que integram o Circuito do Vale Histórico, região turística situada no eixo Rio-São Paulo ao pé da Serra da Bocaina, vão eleger de 15 a 25/11 seu mascote oficial, que vai representar a região em seus principais eventos e ações.


Resultado da parceira das prefeituras municipais de Areias, Arapeí, Bananal, Queluz, São José do Barreiro e Silveiras com entidades como o Sebrae-SP e a Visa, o personagem vai ser escolhido pela própria população local, entre três figuras identificados com a cultura da região: Cafezinho, Barãozinho e Tropeirinho.


O primeiro trouxe ao Vale do Paraíba muitas riquezas, possibilitando a construção de cidades, ferrovias, dando origem a vastas áreas de cultivo e contribuindo para o desenvolvimento da cultura local. No rastro da cultura do café, surgiram cidades, fazendas e consolidou-se o surgimento de figuras como os fazendeiros e produtores de café, que adquiriram poder político e econômico, conquistando posição e títulos de nobreza, tornando-se conhecidos como os barões do café.


O terceiro candidato viabilizou a conquista de territórios, abrindo frente econômicas e de trabalho que foram fundamentais para o desenvolvimento do País nos períodos do final da Monarquia e início da República. O tropeiro trouxe a musicalidade e toda uma série de itens ligados à cultura local, tornando-se um dos verdadeiros heróis anônimos do povo brasileiro, o tropeiro.


Durante o período de votação, um total de 10 mil cédulas serão distribuídas nos municípios da região e o resultado será divulgado no dia 29/11, durante o lançamento do Catálogo Regional de Turismo do Vale Histórico.


A campanha nasceu da união das cidades do Circuito Histórico, por meio do esforço conjunto do poder público e iniciativa privada, além de representantes de entidades como Conselhos Municipais de Turismo (Comturs), associações comerciais, sindicatos rurais, entre outros, para valorizar a cultura e atrativos culturais locais, transformando-os em negócio.


“No desenvolvimento do circuito turístico e das ações previstas em seu plano de implantação, tivemos a idéia de lançar o mascote do Vale Histórico, para reforçar as ações dos municípios de modo conjunto e sincronizado”, diz Marco Aurélio Rosa, analista do Escritório Regional do Sebrae-SP de Guaratinguetá. O técnico do Sebrae-SP explica que o personagem será utilizado em cartilhas, jogos educativos e ações de sensibilização junto à população dos municípios.


História e tradição


O Vale Histórico está situado em uma das mais belas regiões do Estado, entre as serras da Mantiqueira e Bocaina. Com uma área de grande beleza natural, abriga uma diversidade em atrativos naturais, com matas nativas, rios, cachoeiras, que são ideais para a prática de ecoturismo, turismo de aventura e histórico. As cidades que formam o vale são também de grande importância para a História do Brasil, conservando as culturas e a natureza do ciclo do café.


Com rico patrimônio histórico e cultural, o Vale Histórico reúne cidades com casario e palacetes da época colonial, uma bucólica paisagem rural e as antigas fazendas, símbolos da opulência do Brasil Colônia. A cultura e gastronomia locais incorporaram influências indígenas, africanas e portuguesas. O folclore e artesanato são diversificados e a tradição tropeira é mantida pelos costumes e festas tradicionais

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.